Segurança digital

Teatro ensina crianças do ES a usar internet com segurança

Turma da Ação no Mundo Digital passa por cinco escolas de Cachoeiro de Itapemirim entre segunda (23) e sexta (27)

Turma da Ação no Mundo Digital
Turma da Ação no Mundo Digital. Foto: Divulgação

Mais de mil estudantes de 6 a 12 anos da rede municipal de Cachoeiro de Itapemirim vão assistir a duas apresentações diárias do espetáculo Turma da Ação no Mundo Digital entre segunda-feira (23) e sexta-feira (27). A proposta é ensinar, de forma direta e acessível, como usar a internet com segurança.

A iniciativa chega a cinco escolas públicas do município do Sul do Espírito Santo com sessões pela manhã e à tarde. O foco é orientar crianças sobre riscos e cuidados no ambiente virtual, em um momento em que o acesso à tecnologia ocorre cada vez mais cedo.

Teatro para falar de responsabilidade online

No palco, os personagens Luluzinha, Isa, Bruno e Tutti abordam situações comuns do dia a dia digital. Ao explicar que a maioria das redes sociais é indicada apenas para maiores de 13 anos, Bruno reforça a importância do acompanhamento de um adulto no uso dessas plataformas. Já Luluzinha lembra que a convivência respeitosa também vale no ambiente virtual e orienta que provocações não devem ser respondidas, destacando que o caminho é denunciar grosserias e bloquear atitudes de cyberbullying.

A apresentação transforma temas como exposição excessiva, idade mínima para redes sociais e respeito nas interações online em diálogos simples, pensados para a faixa etária atendida.

Escolas atendidas

A Turma da Ação passará pelas seguintes unidades de ensino: EMEB Eliseu Lofego, no bairro Rui Pinto Bandeira; EMEB José Taveira dos Santos, em Nossa Senhora de Fátima; EMEB Luiz Pinheiro, no bairro Coronel Borges; EMEB Padre Gino Zatelli, no bairro Dr. Gilson Carone; e EMEB Professora Juracy Cruz, em São Luiz Gonzaga.

Além do espetáculo, os alunos recebem uma cartilha ilustrada com curiosidades e jogos educativos, que permite continuar o aprendizado em casa.

O projeto é realizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da empresa Decolores, apoio da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e produção das consultorias Projetos com Incentivo e Conexões Incentivadas.