Exposição

Biblioteca recebe mostra sobre casario histórico de Cariacica

Mostra e filme na Biblioteca Municipal  resgatam a memória arquitetônica de Cariacica-Sede

biblioteca_municipal_exposicao
Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas terá mostra sobre casario histórico de Cariacica-Sede. Foto: Divulgação PMC

Casario histórico: A Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas, em Campo Grande, recebe no próximo dia 25 de fevereiro, às 19 horas, a exposição “O Casario de Cariacica-Sede”, da ceramista Elaine Sohelo. Com a mostra, em cerâmica, a biblioteca busca resgatar a memória arquitetônica da região, apresentando construções do casario histórico que ainda resistem ao tempo, homenageando aquelas que já foram demolidas ou descaracterizadas.

O público poderá conferir dez maquetes produzidas em cerâmica, que reproduzem com riqueza de detalhes as casas tradicionais de Cariacica-Sede. Segundo a biblioteca, as peças em exposição representam um registro artístico e histórico do município, destacando a importância da preservação do patrimônio cultural local.

Casario histórico

A abertura da exposição também marca o lançamento do filme “O Casario de Cariacica-Sede”, dirigido por Elaine Sohelo e Sandy Vasconcelos. O documentário será exibido durante o evento inaugural da exposição e amplia o olhar sobre a relevância do casario histórico de Cariacica-Sede para a identidade da cidade.

A ceramista Elaine Sohelo ressalta que o trabalho busca manter viva a história do município para as próximas gerações. “Quero contribuir para guardar a memória de Cariacica -Sede. Como admiradora do passado, da história e de tudo que nos remete aos nossos antecessores, acho importante manter essa memória viva”, explica Elaine.

A exposição segue aberta à visitação até o dia 25 de março. A Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas localiza-se na Rua Santa Marta, 24-78 – Campo Grande (Cariacica) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, (exceto 25/02, quando a exposição começa com a abertura às 19h), sempre com entrada gratuita.

A Biblioteca Madeira de Freitas funciona desde junho de 2017. Além de oferecer gratuitamente um acervo de 10 mil livros, englobando várias áreas de conhecimento, ela se propõe a ser um centro disseminador de cultura e entretenimento para todas as idades. 

Euclério decide ficar no MDB e pode assumir partido no lugar de Ricardo