Futebol Capixaba

Clubes capixabas conhecem datas de estreia na Copa do Brasil

Rio Branco e Porto Vitória estreiam na segunda fase, enquanto Desportiva inicia caminhada já nesta terça-feira (17)

copa-do-brasil-5
Foto: Divulgação/CBF

Os clubes capixabas já sabem quando entram em campo na Copa do Brasil 2026. A Confederação Brasileira de Futebol divulgou a tabela detalhada das primeiras fases do torneio, que contará com três representantes do Espírito Santo: Desportiva Ferroviária, Rio Branco-ES e Porto Vitória.

A edição de 2026 é a maior da história da competição, com 126 clubes participantes.

Desportiva abre a Copa do Brasil 2026

A Desportiva Ferroviária será a responsável por abrir oficialmente o torneio. A Locomotiva Grená enfrenta o Sampaio Corrêa-RJ nesta terça-feira (17), às 20h, no Estádio Lourival Gomes, em Saquarema (RJ).

O duelo é válido pela primeira fase e será disputado em jogo único. Em caso de empate no tempo normal, a vaga será decidida nos pênaltis. Se avançar, a Desportiva enfrentará o Sport na segunda fase, no dia 5 de março.

Esta será a 10ª participação da Desportiva na Copa do Brasil, sendo o clube capixaba com mais presenças no torneio. A equipe garantiu vaga após terminar o Capixabão 2025 na terceira colocação, beneficiada pela ampliação do número de participantes promovida pela CBF.

Rio Branco estreia em casa no Kleber Andrade

O Capa-Preta estreia na segunda fase, sendo o único clube capixaba a estrear em casa, em um partida contra o Athletic Club – MG, no Kleber Andrade. A partida será no dia 4 de março, às 20h.

O confronto também será decidido em partida única, com decisão por pênaltis em caso de empate. Quem avançar encara, na terceira fase, o vencedor do duelo entre Ypiranga-RS x Ji-Paraná-RO ou Pantanal-MS.

Porto Vitória faz estreia histórica

O Porto Vitória viverá um momento inédito em 2026. O clube disputará a Copa do Brasil pela primeira vez e já inicia sua trajetória na segunda fase. O Verdão enfrenta o Avaí no dia 4 de março, às 19h30, na Ressacada, em Florianópolis (SC).

Assim como os demais confrontos, o jogo será único e decidido nos pênaltis em caso de igualdade no placar. O classificado terá pela frente, na terceira fase, o vencedor de Portuguesa-SP x Altos-PI.

Agenda dos capixabas na Copa do Brasil

Primeira fase
17 de fevereiro
Sampaio Corrêa-RJ x Desportiva – 20h – Lourival Gomes

Segunda fase
4 de março
Avaí x Porto Vitória – 19h30 – Ressacada
Rio Branco x Athletic Club-MG – 20h – Kleber Andrade

Com três representantes, o Espírito Santo marca presença na maior edição da história da Copa do Brasil, buscando ampliar a participação capixaba no cenário nacional e avançar nas fases eliminatórias da competição.