Dinheiro
Transporte aéreo
Em 2025 foram nacionalizadas 245 aeronaves no Vitória Airport
Escrito por Bartolomeu Boeno em 30 de janeiro de 2026
O Aeroporto de Vitória, administrado pela Zurich Airport Brasil, está habilitado a realizar o processo de imigração de tripulações de jatos executivos internacionais. Com a implementação do serviço, aeronaves importadas passam a cumprir todos os procedimentos migratórios diretamente na capital capixaba, sem necessidade de escalas em outros aeroportos brasileiros.
Antes da mudança, mesmo quando o desembarque ocorria no Espírito Santo, as aeronaves importadas precisavam realizar escalas em outros estados para que a tripulação fosse submetida aos trâmites migratórios, o que aumentava os custos da operação e prolongava o processo de nacionalização.
A nova operação envolve a atuação integrada de órgãos como Receita Federal, Polícia Federal, Anvisa, Vigiagro e Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), atendendo a uma demanda antiga dos setores aeronáutico e de comércio exterior do Espírito Santo.
Segundo Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, a iniciativa amplia a eficiência, a competitividade e a previsibilidade para importadores e operadores da aviação executiva. Ele destaca que o Aeroporto de Vitória passa a oferecer uma solução completa, alinhada à missão da Zurich Airport Brasil de contribuir para o desenvolvimento das regiões onde atua.
Conforme destaca, o Espírito Santo é atualmente o principal terminal de importação de aeronaves executivas do país, concentrando cerca de 83% das importações de aviões e helicópteros realizadas no Brasil. Em 2025, foram nacionalizadas 245 aeronaves no Vitória Airport.
Com a nova estrutura em operação, disse, o setor passa a registrar economias relevantes em taxas aeroportuárias, como pouso, permanência e decolagem, além da redução do tempo de afretamento das aeronaves.
Para Luiz Fernando Braga, diretor do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex) e coordenador do Comitê de Aeronaves, o avanço representa um passo estratégico para a competitividade do Estado. Segundo ele, a medida atende a uma demanda histórica do setor e elimina um gargalo que encarecia as operações. Braga ressalta ainda que, por meio do Comitê de Aeronaves, o Sindiex articula empresas, poder público e concessionária, contribuindo para avanços no comércio exterior capixaba.
Segundo a Zurich, além de consolidar o Aeroporto de Vitória como referência nacional na aviação executiva internacional, a iniciativa amplia a competitividade do terminal e estabelece bases institucionais para novos projetos logísticos e operacionais, incluindo voos internacionais de carga no médio e longo prazo. “A Zurich Airport Brasil mantém a atuação conjunta com órgãos reguladores e com o setor produtivo para ampliar a conectividade, a eficiência e o papel estratégico do Aeroporto de Vitória no cenário nacional”, informa a administradora do aeroporto.