Saúde
EM VITÓRIA
Espaço histórico inaugurado em 1939 será revitalizado, ganhará áreas culturais, restaurante e acessibilidade, com investimento de R$ 2,9 milhões
Escrito por Redação em 05 de fevereiro de 2026
O Cais do Hidroavião, primeiro aeroporto do Espírito Santo e um dos três terminais de hidroaviões remanescentes no Brasil, passará por uma restauração completa. Localizado na Avenida Dário Lourenço de Souza, no bairro Mário Cypreste, o espaço, inaugurado em 1939, atualmente está fechado e em deterioração.
O edital para contratação das obras foi assinado pela prefeitura de Vitória nesta quarta-feira (4) e prevê transformar o Cais em um centro cultural e gastronômico, mantendo suas características históricas e arquitetônicas.
Com área total de 2.013 m², sendo 474 m² de área edificada, o local será reativado como ponto de cultura, lazer e memória, integrando a Orla Noroeste a outros equipamentos urbanos, como o Sambódromo e o Tancredão.

Segundo o prefeito Pazolini, “o espaço será ressignificado como área de integração, com apresentações culturais, gastronomia, lazer e contemplação da Baía de Vitória, fortalecendo o turismo e a economia criativa”.
O vice-presidente da associação de moradores do bairro, Jurandir Pereira, ressaltou a expectativa da comunidade: “Essa restauração trará benefícios para a comunidade e seu entorno. Agradeço pelo diálogo aberto e por estarem atentos às demandas de Mário Cypreste”.
O projeto de restauração inclui:

A obra será realizada por meio de contratação semi-integrada, com investimento estimado em R$ 2,89 milhões e prazo de 450 dias. O processo licitatório, do tipo concorrência com critério de menor preço, está aberto a empresas e consórcios especializados em restauro e engenharia.
Empresas interessadas podem agendar visita técnica ao local, com acompanhamento de fiscais e gestores, garantindo transparência e cumprimento das normas ambientais, trabalhistas e de segurança.
