Mobilidade
Sambão do Povo
Sambão do Povo terá interdições a partir de sexta-feira e guarda orienta uso de transporte coletivo e aplicativos
Escrito por Redação em 04 de fevereiro de 2026
O trânsito no entorno do Sambão do Povo, em Vitória, terá mudanças a partir da sexta-feira (6) por causa dos Desfiles das Escolas de Samba no Carnaval de Vitória. A Guarda Civil orienta que foliões evitem carros e motos e priorizem vans, ônibus, táxis ou transporte por aplicativo para chegar ao local.
As alterações atingem principalmente o bairro Mário Cypreste, onde fica o Sambão. A Avenida Dário Lourenço de Souza já está totalmente interditada no trecho entre o Ciase e o Tancredão até o Clube Mar e Terra, em Santo Antônio, e seguirá fechada durante o período dos desfiles.
Quem segue no sentido Santo Antônio encontra bloqueio em frente ao Teatro Carmélia. Nesse ponto, os veículos devem acessar a Rua Engenheiro Manoel dos Passos Barros, em frente ao teatro, e seguir até a Avenida Santo Antônio, principal via da região.
No sentido contrário, para motoristas que estão em Santo Antônio e áreas próximas e pretendem seguir para o Centro, o bloqueio ocorre na rotatória próxima ao Clube de Pesca Mar e Terra. A alternativa é acessar a Rua Dom Benedito, que também desemboca na Avenida Santo Antônio.
A partir das 17h de sexta-feira (6), a Rua Engenheiro Manoel dos Passos Barros deixa de operar em mão dupla e passa a ter sentido único em direção à Praça de Caratoíra. Também haverá interdição total da Rua Elvira Zílio, na altura da Curva do Rabaioli, uma das vias de acesso ao Sambão do Povo.
Moradores das ruas interditadas terão os veículos identificados para garantir o acesso às áreas bloqueadas. Todas as interdições serão acompanhadas por agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória, responsáveis por orientar motoristas e manter a fluidez do tráfego.
De acordo com a Guarda, o trânsito na região será normalizado a partir das 6 horas da segunda-feira (9). A única exceção é a Avenida Dário Lourenço de Souza, que permanecerá fechada até o fim do Carnaval oficial.
O mesmo esquema de interdições e desvios será repetido no outro fim de semana de desfiles. As mudanças no trânsito voltam a valer a partir das 17h da sexta-feira (13), quando entram na avenida as escolas do segundo grupo.
A orientação da Guarda permanece a mesma para todas as noites de desfile: quem puder, deve deixar o carro em casa e optar por transporte coletivo ou por serviços de táxi e aplicativos para evitar congestionamentos e facilitar o acesso ao Sambão do Povo.