alívio
Saúde pública
Doses da vacina chegam ao Estado e aplicação em profissionais da APS começa nesta segunda (23)
Escrito por Redação em 20 de fevereiro de 2026
A aplicação da vacina contra a dengue começa nesta segunda-feira (23) no Espírito Santo. O Estado recebeu a primeira remessa do imunizante Butantan-DV, desenvolvido pelo Instituto Butantan.
Ao todo, chegaram 10.640 doses. As unidades serão destinadas, neste primeiro momento, aos trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS), com idade entre 15 e 59 anos, 11 meses e 29 dias. A vacinação independe de infecção prévia por dengue e é voltada a quem ainda não recebeu outro imunizante contra a doença.
A estratégia segue orientações do Ministério da Saúde, dentro do Programa Nacional de Imunizações (PNI). No Espírito Santo, a estimativa é imunizar 25.114 profissionais da APS.
Além disso, novas remessas devem ser enviadas conforme a liberação de lotes e a disponibilidade do fabricante. A ampliação da vacinação para a população geral de 15 a 59 anos deve ocorrer de forma gradual ao longo do ano, segundo o Ministério da Saúde.
Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro de 2025, a vacina Butantan-DV é o primeiro imunizante contra a dengue em dose única no mundo. Desenvolvida pelo Instituto Butantan, ela pode ser aplicada em pessoas de 12 a 59 anos e protege contra os quatro sorotipos do vírus (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).
Recentemente incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina começou a ser distribuída aos estados em 9 de fevereiro, inicialmente para imunização de profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS).
Além disso, a nova dose reforça a estratégia nacional de combate à dengue, iniciada em 2024, quando o Brasil passou a oferecer vacina contra a doença na rede pública. Atualmente, o SUS também mantém a vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos com imunizante de duas doses, aplicado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).