R$ 132 milhões
JOVENS PROGRAMADORAS
Programa Jovem Programadora está com turmas abertas em 11 cidades do Espírito Santo; curso é voltado a jovens mulheres de 16 a 29 anos
Escrito por Redação em 13 de fevereiro de 2026
O Senac Espírito Santo está com 343 vagas abertas para o programa Jovem Programadora, voltado à formação de jovens mulheres na área de tecnologia e programação. As oportunidades estão distribuídas em 20 turmas, em 11 municípios do Estado.
A iniciativa é direcionada a jovens de 16 a 29 anos que estejam cursando, no mínimo, o 2º ano do Ensino Médio. A proposta é ampliar a presença feminina em um setor que ainda é majoritariamente ocupado por homens e que concentra algumas das maiores oportunidades de emprego da atualidade.
Segundo a diretora de Educação Profissional do Senac-ES, Dianimer Dutra, o programa foi criado para abrir portas. “A área de tecnologia concentra algumas das maiores oportunidades de empregabilidade da atualidade, mas ainda apresenta baixa participação feminina. O Jovem Programadora foi desenvolvido justamente para ampliar esse acesso”, afirmou.
As turmas serão realizadas nas unidades do Senac em:
Criado em 2023, o programa ensina lógica de programação, pensamento computacional e fundamentos do desenvolvimento de software. Além do conteúdo técnico, o curso também trabalha autonomia, resolução de problemas e protagonismo feminino.
Desde o lançamento, 556 jovens mulheres já foram qualificadas no Espírito Santo. A expectativa é que a formação aumente as chances de inserção no mercado de trabalho e ajude a reduzir a desigualdade de gênero no setor de tecnologia.
As inscrições já estão abertas. As interessadas podem preencher o formulário de interesse ou entrar em contato com a Central de Relacionamento pelo telefone (27) 3325-8311. Informações também estão disponíveis nas redes sociais do Senac-ES.