Carnaval
Canetas emagrecedoras
O Procon-ES faz uma alerta aos consumidores sobre compras irregulares de “canetas emagrecedoras”
Escrito por Redação em 04 de fevereiro de 2026
O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) faz um alerta à população sobre a comercialização irregular das chamadas “canetas emagrecedoras”, que têm sido divulgadas nas redes sociais com promessas de emagrecimento rápido, fácil e sem riscos.
Grande parte desses anúncios não esclarece adequadamente a origem dos produtos, não informa se há aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e omite possíveis efeitos colaterais. A ausência dessas informações, segundo o Procon, viola o direito do consumidor à informação clara e à segurança.
Esses produtos são medicamentos e, para serem vendidos de forma legal, exigem prescrição médica e o cumprimento das normas sanitárias. A Anvisa reforçou recentemente as regras para a prescrição e a comercialização desses medicamentos com o objetivo de evitar o uso sem orientação profissional e a venda ilegal.
De acordo com a diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, o Código de Defesa do Consumidor proíbe a venda de produtos que representem risco à saúde ou à segurança da população, além de vedar práticas de propaganda enganosa. “Promessas de emagrecimento rápido, sem informações claras ou sem comprovação, podem ser caracterizadas como propaganda enganosa. Essas práticas podem gerar fiscalização e punições aos responsáveis”, afirmou.
Seguem alertas e recomendações do Procon-ES: