Dia a Dia
Depois da curva, Reta da Penha vai ganhar “mergulhão” em 2023
Escrito por Josue de Oliveira em 23 de setembro de 2022

Mergulhão no cruzamento das avenidas Reta da Penha e Rio Branco
Mais de 10 anos após a polêmica curva criada na Reta da Penha, em Vitória, a avenida vai ganhar uma nova intervenção para melhorar a fluidez do trânsito na Praia do Canto e Santa Lúcia.
A prefeitura da capital anunciou que vai publicar um edital para construir um “mergulhão” no cruzamento entre as avenidas Nossa Senhora da Penha e Rio Branco.
A obra, além de deixar livre a passagem de automóveis no local, vai conectar os trechos da ciclovia da Avenida Rio Branco, o de Santa Lúcia e o da Praia do Canto. O valor do investimento na realização dos anteprojetos é de R$ 220,6 mil.
O secretário de Obras de Vitória, Gustavo Perin, informou que a previsão do início das obras, caso o cronograma seja seguido, é início do primeiro semestre. “Essa é uma primeira etapa. Vamos esperar os estudos e se tudo correr direitinho vamos dar início à obra”, explicou.
Segundo Perin, a construção do mergulhão chegou a ser cogitada há algum tempo na época em que existia a intenção de criar um corredor exclusivo para ônibus, o BRT.
“Esse cruzamento é um dos gargalos do trânsito na região. Com os projetos, vamos ter nossos indicadores de viabilidade, a contagem de carros que circulam por ali, quantidade de faixas. Esses detalhes é que serão observados para sua viabilidade”, disse.
Polêmica
Em 2011, os capixabas tiveram que conviver com uma polêmica criada na Reta da Penha. Um trecho da pista, em frente à atual sede da Petrobras, ganhou um recuo, ou seja, uma curva, para facilitar o acesso à entrada da empresa.