em vitória
Dia a Dia
Apesar de não ser considerada feriado nacional, festividade é definida como ponto facultativo na maioria dos estados
Escrito por Redação em 16 de fevereiro de 2026
Embora o Carnaval não seja feriado nacional, a data costuma mudar o funcionamento de bancos, Correios, lotéricas e do comércio em todo o Brasil. Em 2026, a folia começou no sábado (14) e segue até terça-feira (17).
Em algumas capitais, como Rio de Janeiro e Manaus, a terça-feira de Carnaval é feriado estadual. Já em cidades como Vitória, Belo Horizonte, São Paulo e Salvador, o dia é considerado ponto facultativo, o que pode alterar horários de atendimento.
Confira abaixo como ficam os principais serviços durante o Carnaval.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias não terão atendimento presencial na segunda (16) e na terça-feira (17).
O expediente será retomado na Quarta-feira de Cinzas (18), a partir das 12h. Nas cidades onde as agências normalmente encerram o atendimento antes das 15h, a abertura será antecipada para garantir pelo menos três horas de funcionamento.
Durante o período, compensações bancárias, como TED, não serão processadas. Já o PIX seguirá funcionando normalmente, 24 horas por dia, inclusive nos feriados.
Clientes também podem utilizar caixas eletrônicos e canais digitais para realizar operações. Contas com vencimento nos dias sem expediente bancário poderão ser pagas no próximo dia útil, sem cobrança de juros.
As casas lotéricas também não terão atendimento presencial na segunda e terça-feira de Carnaval. O funcionamento será retomado na Quarta-feira de Cinzas, a partir das 12h.
As agências dos Correios permanecerão fechadas durante o Carnaval e reabrem na quarta-feira (18), ao meio-dia.
Durante os dias sem atendimento presencial, os serviços continuam disponíveis pelos canais digitais, como:
Apesar de segunda e terça-feira não serem feriados nacionais, muitas cidades adotam horários especiais para o comércio, principalmente na terça de Carnaval.
Na Quarta-feira de Cinzas, é comum que lojas abram a partir das 12h, mas as regras variam conforme o município e acordos sindicais.
Os shoppings centers geralmente funcionam durante o Carnaval, porém com horários diferenciados. As praças de alimentação costumam abrir normalmente, enquanto as lojas podem operar em horário reduzido ou facultativo.
Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), os estabelecimentos têm autonomia para decidir se abrem ou não durante o Carnaval. A previsão é de que cerca de 72% dos bares e restaurantes funcionem normalmente nos dias de festa.
Antes de sair de casa, a recomendação é verificar os horários diretamente com o estabelecimento para evitar imprevistos.