Eduardo Amorim
Ricardo Ferraço
Artigo assinado pelo vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, sobre o futuro do estado
Escrito por Plural em 01 de fevereiro de 2026
Costumo dizer que o Espírito Santo é o Brasil que dá certo. Não digo isso com qualquer traço de arrogância, nem com a intenção de competir. É uma espécie de reconhecimento de que trabalhando duro, fazendo a coisa certa, o nosso país pode avançar muito, assim como nosso estado tem feito.
O Espírito Santo chega a este momento de sua trajetória com uma base sólida e consistente. Não se trata de um ponto de chegada, mas de um patamar consolidado a partir do qual podemos avançar ainda mais.
Ao longo dos últimos anos, o Governo do Espírito Santo consolidou-se como referência nacional em responsabilidade fiscal, transparência e capacidade de investimento, transformando o equilíbrio das contas públicas em políticas públicas efetivas.
Com a energia do Programa Estado Presente os avanços são evidentes na segurança pública. Prevenção e combate permanente à criminalidade, alcançando diminuição consistente da violência e dos homicídios; na agenda ambiental, com a redução do desmatamento e a criação do Fundo de Descarbonização, voltado à economia verde; e em ciência, tecnologia e inovação, o Estado lidera o investimento proporcional no país.
Na educação, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) refletem a valorização dos profissionais, a melhoria da gestão e a expansão do ensino em tempo integral. Na saúde, houve ampliação de leitos, fortalecimento da rede hospitalar, universalização do SAMU e a construção de novos hospitais. No AGRO, o Plano de Crédito Rural 2025/2026, com volume recorde de recursos, sinaliza confiança e dinamismo do setor.
Esse conjunto é sustentado pelo maior investimento proporcional em infraestrutura do Brasil, com impactos diretos na competitividade, na geração de empregos e na menor taxa de desemprego da história do Espírito Santo.
Temos muito orgulho desses resultados, mas é sempre bom lembrar que chegamos até aqui porque nunca nos acomodamos.
Há muitas frases famosas que falam do risco de se iludir com o sucesso. Bill Gates (Microsoft) tem uma que é lapidar: “O sucesso é um professor perverso. Ele seduz as pessoas inteligentes e as faz pensar que nunca vão fracassar.”
E aqui nos encontramos. O estado mudou muito nos últimos anos. Mas precisa continuar mudando, precisa continuar avançando. Para isso é fundamental em primeiro lugar, a manutenção das características básicas de governo: o diálogo, a humildade, manter a responsabilidade fiscal como um meio e não como um fim e manter a capacidade de investimento para que o Governo Estadual continue apoiando os municípios e estruturando programas sociais robustos.
Sobretudo é essencial manter o ambiente de confiança, essencial para incentivar quem quer empreender e trabalhar.
Mas isso é o nosso ponto de partida, sobre o qual não há qualquer hipótese de volta atrás. Daqui partimos para construir o futuro, para pensar o novo, sem que caiamos na armadilha do sucesso.
Hoje o mundo vive momentos de grandes mudanças e tensões. Uma situação que nos impõe grandes desafios, mas que também abre inúmeras oportunidades.
Nosso futuro passa por consolidar e fortalecer nossa capacidade logística e participação no comércio internacional. Pela atração e desenvolvimento em solo capixaba de empresas de alta qualidade, de novos segmentos industriais e da melhoria contínua da qualidade dos postos de trabalho.
Passa também pelo investimento nos segmentos tradicionais e no aumento da produtividade das pequenas propriedades e dos pequenos empreendimentos, sejam eles pequenas empresas, microempresas ou microempreendedores Individuais.
Essa agenda está sendo construída. Os investimentos logísticos, sobretudo portuários anunciados e em andamento, são expressivos. Assim como a privatização da Codesa foi a primeira de uma companhia de docas pública do país, o ParkLog/ES é modelo pioneiro de governança e de um complexo logístico.
Em parceria com a iniciativa privada, municípios e sociedade, estamos atraindo investimentos de alta qualidade, capazes de gerar empregos com melhor remuneração, mais renda e inovação. Projetos como a expansão industrial da ArcelorMittal, os recentes investimentos da Suzano para a produção de papel e a confiança da montadora chinesa GWM em erguer uma fábrica de veículos no território capixaba são exemplos dessa estratégia.
Avançamos porque fizemos o dever de casa de forma colaborativa, coletiva. E vamos seguir avançando porque temos método, visão e compromisso com um desenvolvimento que seja, ao mesmo tempo, sustentável, inclusivo para as pessoas e orientado para resultados.
Esse é o Espírito Santo que estamos construindo, o Brasil que dá certo. Um estado organizado, confiável e preparado para o futuro.
RICARDO FERRAÇO
é vice-governador do Espírito Santo e coordenador do Programa Estado Presente.
O Sim Notícias possui o Plural, um espaço democrático, tanto nos temas debatidos quanto nas visões expostas a respeito desses temas. Queremos receber textos sobre os mais variados assuntos, da política ao esporte, da economia à cultura, da administração pública aos costumes sociais. Queremos trazer para nossos leitores olhares múltiplos sobre múltiplos temas. E formar uma ágora digital, tão democrática e aberta quanto a de Atenas, berço histórico de ideias livres.