Giro Político
Nova reviravolta
Migração do PSB para o PSDB indica fortemente uma mensagem: entre se manter firme com o governador e seguir no projeto político-eleitoral de Arnaldinho, Cael Linhalis escolheu a segunda opção. E Arnaldinho, após renunciar em abril, não perderá influência sobre a PMVV

O vice-prefeito de Vila Velha, Cael Linhalis, anunciou nesta quinta-feira (19) sua filiação ao PSDB, partido presidido no Espírito Santo desde dezembro pelo prefeito da cidade, Arnaldinho Borgo. Pai do deputado federal Victor Linhalis (Podemos), ele também assumirá a presidência do PSDB em Vila Velha.
Cael, assim, deixa as fileiras do PSB, partido liderado no Estado pelo governador Renato Casagrande. Amigo de longa data do governador, Cael era filiado ao PSB havia mais de três décadas e era considerado quadro orgânico do partido. Aliás, o fato de ser do PSB foi decisivo para que ele fosse escolhido por Arnaldinho para ser seu candidato a vice-prefeito nas últimas eleições municipais, em 2024.
Agora, o cenário político-eleitoral do Espírito Santo foi totalmente reconfigurado com a aliança recém-firmada entre Arnaldinho e o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos) – anunciada durante o Carnaval. Ambos são pré-candidatos a governador.
Até então um incontestável aliado do governador, Arnaldinho fechou parceria com Pazolini, um dos maiores adversários do governo. O Palácio Anchieta tem o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) como aposta para a sucessão de Casagrande. O PSB também apoia Ricardo.
Já Arnaldinho e Pazolini têm agora um acordo para renunciarem aos respectivos mandatos em abril. Só um deles será candidato a governador, com o apoio do outro – e concorrendo com Ricardo.
Com o reposicionamento das peças, Cael também se desloca nesse novo tabuleiro. Sua mudança de partido indica fortemente uma mensagem: entre se manter firme com o governador e seguir no projeto político-eleitoral de Arnaldinho, o vice-prefeito de Vila Velha escolheu a segunda opção.
Se Cael ficasse no PSB e se mantivesse leal ao projeto eleitoral de Casagrande com Ricardo Ferraço, a Prefeitura de Vila Velha, a partir de abril, passaria a ficar sob forte influência do Palácio Anchieta. Na prática, assim que renunciasse, Arnaldinho perderia o controle sobre a administração municipal.
Agora, com a prova de fidelidade dada por Cael a Arnaldinho, fica demonstrado o contrário: o prefeito, mesmo após renunciar, não perderá as rédeas sobre a Prefeitura de Vila Velha. No comando, sentado em seu lugar, terá não só um parceiro como também um correligionário.
Cael, em suma, declara com esse gesto, ao mercado político capixaba, que sua lealdade a Arnaldinho é, hoje, maior que qualquer compromisso pregresso com o grupo liderado por Casagrande.
A nota pública emitida pelo vice-prefeito não deixa dúvida quanto à sua escolha:
“Essa decisão ocorre em sintonia com o grupo político ao qual integro e faz parte de uma construção coletiva que projeta novos caminhos para o Espírito Santo a partir de 2027. Trata-se de um projeto conectado com a população e com as reais necessidades do nosso Estado, preparado para enfrentar os desafios do presente e planejar, com responsabilidade, o futuro”.
Um detalhe fundamental que não se pode perder de vista, mencionado no primeiro parágrafo: Cael é simplesmente o pai de Victor Linhalis. “O deputado federal do Arnaldinho” é um dos principais cotados para disputar a eleição para prefeito de Vila Velha, pelo grupo de Arnaldinho e com o apoio do atual prefeito, em 2028.
Se realmente assumir em abril, Cael poderá disputar a reeleição em 2028. Mas os planos do grupo hoje convergem para Victor e o pai, de bom grado, poderá ceder a vez e a candidatura ao filho (se houver condições legais para tanto).
Cumpre observar, por fim, que erramos o prognóstico publicado aqui, na semana passada, em relação a Cael.
Leia abaixo, na íntegra, a nota do vice-prefeito de Vila Velha:
Depois de 30 anos de militância no PSB, comunico que me desfiliei do partido nesta quinta-feira (19/02) para dar continuidade, de forma alinhada e coerente, ao projeto político liderado pelo prefeito de Vila Velha e presidente estadual do PSDB, Arnaldinho Borgo.
Anuncio também minha filiação ao PSDB, legenda na qual assumo a presidência do diretório municipal em Vila Velha.
Essa decisão ocorre em sintonia com o grupo político ao qual integro e faz parte de uma construção coletiva que projeta novos caminhos para o Espírito Santo a partir de 2027. Trata-se de um projeto conectado com a população e com as reais necessidades do nosso Estado, preparado para enfrentar os desafios do presente e planejar, com responsabilidade, o futuro.
Reafirmo meu respeito e gratidão ao governador Renato Casagrande e a todos aqueles com quem compartilhei minha trajetória no PSB ao longo dessas três décadas.
Minha filiação ao PSDB representa um passo firme em direção a um projeto que tem transformado Vila Velha e que reúne as condições políticas e administrativas para avançar em todo o Espírito Santo. Caminho ao lado de Arnaldinho por convicção e propósito. Compartilhamos uma visão de gestão pública moderna, eficiente e inovadora, baseada em planejamento, transparência e compromisso com as pessoas.
Carlos Aurélio Linhalis (Cael)
Vice-prefeito de Vila Velha