Deram o passo seguinte

Arnaldinho e Pazolini postam juntos: “Conversar acima das diferenças”

Indicando que aproximação político-eleitoral é realmente para valer, os dois prefeitos dão o passo seguinte da estratégia. Desta vez, Pazolini visitou Arnaldinho

Pazolini e Arnaldinho postam juntos. Foto: reprodução Instagram
Pazolini e Arnaldinho postam juntos (10/02/2026). Foto: reprodução Instagram

Após surpreenderem a quase todos e causarem um carnaval na Avenida Espírito Santo, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (PSDB), e o de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), deram o passo seguinte em sua estratégia de aproximação política pública e ostensiva. No fim da tarde desta terça-feira (10), os dois prefeitos publicaram um “collab” no Instagram, isto é, um post em parceria, com a autoria compartilhada por ambos.

Na legenda, Arnaldinho afirmou que líderes políticos precisam saber conversar “acima das diferenças”:

O Espírito Santo só avançará quando lideranças souberem conversar acima das diferenças. É isso que seguimos fazendo: trabalhando, dialogando e cuidando das pessoas.

A publicação conjunta é mais um sinal explícito e calculado da aproximação política entre os dois prefeitos, a qual pode resultar numa aliança nas eleições deste ano.

Em outro signo importantíssimo, as fotos do post foram tiradas no gabinete de Arnaldinho, na sede da Prefeitura de Vila Velha, em Itaparica, ou seja, no território do prefeito canela-verde. Assim, simbolicamente, Pazolini retribui o gesto de Arnaldinho: mostrando reciprocidade, atravessa a ponte de volta e vai até ele em seus domínios, em Vila Velha, assim como Arnaldinho foi até ele, no Sambão do Povo, na última sexta-feira.

Os dois querem se candidatar a governador do Espírito Santo. A diferença é que Pazolini sempre esteve em um polo de oposição ao governo Casagrande, enquanto Arnaldinho sempre foi aliado do governador – e muito ajudado por ele em sua administração em Vila Velha –, desde que assumiu o cargo, em 2021.

Arnaldinho se empenhou, desde sua reeleição, em 2024, para ser o candidato à sucessão de Casagrande apoiado pelo governador. Este, porém, preferiu apoiar o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) e o anunciou oficialmente como seu pré-candidato, em dezembro. Agora, Arnaldinho faz esse movimento, sinalizando estar realmente determinado a atravessar a “ponte política” para o outro lado: o do grupo de Pazolini.

Na noite da última sexta-feira (6), Arnaldinho chegou com Pazolini, por volta das 21 horas, ao Sambão do Povo, para a cerimônia de entrega simbólica da chave da cidade de Vitória ao Rei Momo. O governador Renato Casagrande já estava lá e participou da solenidade, sem conseguir disfarçar o constrangimento gerado pela situação.

Depois do ato, que “inaugura” o Carnaval de Vitória, os dois prefeitos passaram a maior parte da noite grudados. Acompanhados pelas respectivas esposas, posaram para um sem-número de fotos, interagiram com a plateia, gritaram “Viva o Espírito Santo”, atravessaram a avenida de ponta a ponta mais de uma vez e, durante o desfile da MUG, vestiram a mesma camisa (a da diretoria da escola de Vila Velha).