* por Vitor Vogas
O governador Renato Casagrande (PSB) confirmou oficialmente que o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) é o candidato apoiado por ele na corrida ao Palácio Anchieta em 2026. O anúncio foi feito em entrevista coletiva concedida por ele na sede do Poder Executivo Estadual, na tarde desta quinta-feira (18), ao lado do próprio Ricardo.
Casagrande argumentou que seu vice-governador é o nome mais preparado para garantir a “proteção” do seu legado e das “conquistas” alcançadas por seu governo em diversas áreas.
Entretanto, Casagrande afirmou que ainda não decidiu se será ou não candidato ao Senado.
Se for candidato a senador, ele terá de renunciar ao atual mandato até o dia 4 de abril, passando o cargo para Ricardo. Nesse caso, se realmente for candidato a governador em agosto do ano que vem, Ricardo disputará o pleito como governador de fato e direito, e, tecnicamente, será candidato à reeleição. Se vencer, não poderá buscar a recondução em 2030.
Segundo Casagrande, porém, o apoio dele a Ricardo independe de ele mesmo ser ou não ser candidato a senador. De acordo com o governador, ele pode tanto apoiar Ricardo permanecendo no governo até o fim como renunciando em abril para concorrer ao Senado.





