Fotos da Novo Império
FORÇA FEMININA
Escola destacou as xamãs africanas e guerreiras indígenas, com 1.500 componentes, carros alegóricos deslumbrantes e bateria contagiante
Escrito por Redação em 07 de fevereiro de 2026
A segunda escola a desfilar no Sambão do Povo nesta sexta-feira (6) foi a Novo Império, agremiação da Grande Santo Antônio, em Vitória. Com o enredo “Aruanayê – Guardiãs dos Mistérios Ancestrais”, a escola levou à avenida uma narrativa simbólica que celebra a conexão entre xamãs africanas e guerreiras indígenas, retratadas como guardiãs do saber ancestral.

A passagem da agremiação foi marcada por um problema técnico no sistema de som, mas isso não desanimou os integrantes e nem o público, que sustentou no “gogó” e cantou alto, incentivando a escola.
Neste ano, a Azul, Branco e Rosa contou com 1.500 integrantes, distribuídos em 20 alas, além de três carros alegóricos e um tripé, enchendo a avenida de cores, movimento e brilho.
Os carros vieram para o Sambão grandes, com movimento e efeitos especiais. Alas coreografadas deixaram a passagem da escola ainda mais empolgante.
O segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira deu um show de simpatia e desfilou com uma fantasia luxuosa, colorida e rica em pedrarias.

O desfile, assinado pelo carnavalesco Osvaldo Garcia, destacou a força feminina, a natureza e a lua cheia, além do respeito às tradições, ressaltando o papel da mulher na preservação da espiritualidade e da memória dos povos originários.
A bateria, comandada pelo mestre Vinicius Seabra, sacudiu a família imperiana e contagiou o público com ritmo e energia.
