Carnaval 2026

Aos 73 anos, baiana desfila em oito escolas no Carnaval de Vitória

Aos 73 anos, baiana desfila em oito escolas, enquanto mestre-sala soma 27 anos de avenida e defende tradição e comunidade no samba capixaba

Dona Binha e Bruno Simpatia

Aos 73 anos, dona Binha vai desfilar em oito escolas de samba neste Carnaval de Vitória, um feito que chama atenção pela intensidade e pela longevidade na avenida. Moradora do bairro de Jucutuquara, ela é um dos rostos mais conhecidos do samba capixaba e cruza gerações enquanto o mestre-sala Bruno Simpatia completa 27 anos de experiência defendendo o pavilhão da Independente de Boa Vista.

Para dona Binha, o carnaval é parte da própria existência. Ela resume a relação com a festa ao dizer: “Eu dou graças a Deus quando chega esse dia”. A baiana lembra que, mesmo sem contar ponto diretamente, a ala das baianas é decisiva para a harmonia, a evolução e a identidade das escolas, além de representar a ancestralidade do samba.

Na mesma casa, a trajetória de Bruno Simpatia se soma à dela. Na Boa Vista desde 2017, o mestre-sala explica que sua função carrega grande responsabilidade, já que representa a comunidade e pode influenciar o resultado final do desfile, reforçando como tradição e compromisso sustentam o Carnaval de Vitória dentro e fora da avenida.