O mês de outubro está recheado de atividades culturais e festivais gastronômicos em várias regiões do Espírito Santo. Para você se programar, a coluna Selo Capixaba preparou um roteiro especial com os melhores eventos. Confira!
46ª Festa da Polenta
Está chegando um dos maiores eventos gastronômicos e culturais do Espirito Santo. A tradicional Festa da Polenta acontece no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, conhecido como Polentão, em Venda Nova do Imigrante nos dias 11 a 13 e de 17 a 20 de Outubro de 2024.
Para manter viva a cultura italiana, colonizadores da cidade, a festa mantêm os mesmos princípios desde 1979: a união entre as famílias, a solidariedade, a religiosidade a festa.
O tradicional tombo da polenta vai acontecer em cinco ocasiões ao longo da festa, uma forma de todos acompanharem esse momento especial da festa.
A abertura oficial será na sexta-feira, dia 11, às 21horas. O grupo Roupa Nova, uma das atrações nacionais, se apresenta no sábado dia 12/10 às 23horas.
25° Festival Capixaba de Frutos do Mar
Este é um festival que entrou para o calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo. Em sua 26ª edição, que acontece entre os dias 11 e 15 de outubro, em Iriri, Litoral sul. O festival é reconhecido como o maior evento gastronômico da Região Turística da Costa e da Imigração, sendo um dos mais importantes do Estado.
Na programação, o festival conta com aulas de gastronomia com chefs renomados, shows e apresentações culturais e será realizado na nova praça de eventos da Praia Costa Azul. O local passou por uma reformulação e contará com quatro restaurantes, banheiros e loja de artesanato.
Roda de Boteco de Colatina
Famosa por ter excelentes botequins, Colatina no Noroeste do ES, recebe mais uma edição do festival Roda de Boteco, que começa nesta sexta-feira 04/10 e vai até o dia 06/11.
O melhor da festa será entre os dias 07 a 09/11, na Beira Rio de Colatina com presença do Alemão do Forró. Os melhores petiscos reunidos em um só lugar. Imperdível!
Exposição Italiana em Santa Teresa
A mostra “Do passado ao horizonte, 150 anos de travessias”, marca os 150 anos da Imigração Italiana no Espirito Santo e no Brasil, e estará exposta simultaneamente em 21 cidades, de norte a sul do estado.
A exposição foi dividida em quatro tempos, distribuídos em 20 lâminas de tecido, no tamanho de 1,80mx90cm, que retratam as motivações da emigração dentro do processo de Unificação Italiana, a viagem dos migrantes, o contato com o Novo Mundo e as perspectivas de futuro.
Os quatro tempos foram identificados como a Origem, a Travessia, o Brasil e o Futuro. “Do passado ao horizonte, 150 anos de travessias”, fica aberta ao púbico até o dia 29 de outubro, todos os dias, de 9h às 11h e de 13h às 18h no Circolo Trentino di Santa Teresa, Rua Jerônimo Vervloet, nº 54, centro cidade.
Casa Nostra
Ainda como parte das comemorações do 150 anos da imigração italiana no Espírito Santo, a dica é conhecer o primeiro produto de turismo de experiência do Complexo Turístico de Pindobas, em Venda Nova do Imigrante: a Casa Nostra. O passeio pela casa conta com uma visita guiada por monitores e oferece uma viagem no tempo. Com direito a vestimentas da época, a encenação começa na sala. Mas é na cozinha da casa que a visita, com duração de 45 minutos, acaba.
E como manda a tradição, o encerramento do tour tem degustação de broas, biscoitos, polentas, e a chance de ajudar as nonas na produção dos quitutes. As visitas ocorrem de segunda a sexta-feira, porém com a experiência imersiva somente aos sábados e domingos, em horários agendados. Local: Fazenda Pindobas, em Venda Nova do Imigrante.