O projeto da fábrica começou em 2018, surgiu após 40 anos da família trabalhar com a venda do abacate, e para aproveitar a fruta que não era levada para os supermercados, por estar fora dos padrões, os irmãos passaram a estudar sobre a produção de azeite. Na região onde a família atua existem mais de 30 qualidades de abacates. E era importante descobrir qual deles era o melhor para a fabricação do azeite.
Depois de muitos testes, e com ajuda do IFES a família chegou a um produto de qualidade, 100% natural e super saudável. O azeite é composto somente com o óleo extraído da fruta.
Para cada garrafinha de 250 ml são utilizados cinco quilos da polpa do abacate. Por dia, a produção chega a 50 litros e, além do azeite convencional, os irmãos passaram a produzir azeites saborizados.
Os primeiros saborizados são de socol, orégano, cebola, alho e bacon. Além disso, a próxima novidade deles é fazer linha de óleo composto.
Os benefícios dos azeites de forma geral são parecidos e o que difere o de abacate de outros, é que ele pode ser aquecido em temperatura mais alta, chegando a 250°, sem perder os benefícios.
“É um produto pouco conhecido, como também as pessoas não estão acostumadas com esse tipo de sabor, já que o público associa o gosto ao do azeite de oliva. O de abacate traz um gosto diferente, que vem da própria fruta e surpreende pela suavidade. E além dessa gordura ser muito boa para a saúde, o produto não tem adição de conservante nem adição de outro óleo. Ele é 100% óleo de abacate Muito natural”, explica Carla Altoe Peterle, responsáveis pelo administrativo e financeiro das duas empresas da família.
A Fábrica de Azeite Irmãos Peterle fica em Venda Nova do Imigrante, cidade onde a família reside. E se ficou interessado em conhecer os azeites de abacate, já é possível encontrar nos supermercados da Grande Vitória e no sul do Estado em Pedra Azul.
E, por falar em Pedra Azul, um destino consolidado, com rede hoteleira profissional, agroturismo forte, e gastronomia de alto padrão, tudo isso alinhado e uma beleza natural exuberante que atrai turistas do mundo todo. Então, vale a pena subir e conhecer a região e incluir uma vivência no sítio Peterle.