Vanessa da Mata, Casaca e André Prando estarão no palco do Cais das Artes no dia 29 de janeiro, às 17h30, no evento que marca a primeira ocupação pública do complexo cultural em Vitória. A apresentação inaugura a Temporada de Abertura do espaço e reúne ainda DJ Negana e participações de Juana Zanchetta, Mary Di e Diego Lyra.
Batizado de Sons do Cais, o evento é o primeiro grande encontro aberto ao público dentro da programação que antecede a abertura oficial das exposições. A proposta é apresentar o Cais das Artes a partir da música, do encontro e da ocupação do espaço público, em um formato que combina shows e experiências culturais à beira-mar.
A noite marca simbolicamente o início da vida cultural do complexo, ainda antes da entrega completa de todas as áreas.
Abertura em etapas
A Temporada de Abertura foi desenhada para aproximar a população do novo equipamento cultural de forma progressiva. O primeiro passo é a liberação da Praça do Cais, que receberá programação diversa nos próximos meses.
Depois, estão previstas a abertura do museu, o início das exposições e, por fim, a inauguração do teatro, completando o funcionamento do complexo.
Estrutura e localização
Localizado na Enseada do Suá, em Vitória, o Cais das Artes reúne museu, praça pública e teatro em uma área de 30 mil metros quadrados. O espaço foi concebido para funcionar como um centro de arte, educação e convivência, conectado a circuitos culturais do Brasil e do exterior.
A obra é executada e gerida pelo Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).
Programação futura
A gestão do Cais das Artes será realizada em parceria entre a Secretaria da Cultura (Secult), a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a Fundação Roberto Marinho, responsável pelas ações formativas e educacionais.
Com o início da atuação da OEI, já está em preparação a primeira grande exposição do museu, “Amazônia”, do fotógrafo Sebastião Salgado, que deve marcar a próxima etapa de abertura do espaço.





