O Espírito Santo entrou em estado de atenção diante da previsão de chuvas intensas e persistentes nos próximos dias. Segundo a Defesa Civil estadual, o volume de chuva esperado para apenas 48 horas pode ultrapassar o que normalmente chove durante todo um mês em grande parte do território capixaba.
De acordo com o meteorologista da Defesa Civil, Mauro Bernasconi, a maior parte do estado tem previsão de 200mm de chuva por mês, porém, nos próximos dois dias, o acumulado pode passar de 250 mm. Por isso a condição de alerta.
O cenário é provocado pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema meteorológico que favorece chuvas volumosas e prolongadas.
“Devido à atuação da ZCAS, a gente deve ter pelos próximos dias chuvas torrenciais, fortes e persistentes. E a persistência é o maior agravante, justamente pelo risco de deslizamentos, devido ao solo encharcado e ao aumento da velocidade do escoamento das águas superficiais”, alertou o meteorologista.
A previsão indica que as chuvas devem começar a perder força a partir da noite de quinta-feira (22) e da manhã de sexta-feira (23).
Alagamentos já causam transtornos
As fortes chuvas registradas nesta segunda-feira (19) já provocaram alagamentos em diversos pontos da Grande Vitória. Ruas de Cariacica, Vila Velha e Viana ficaram tomadas pela água, dificultando o trânsito, invadindo calçadas e causando transtornos a motoristas e moradores. Em alguns trechos, veículos precisaram reduzir bastante a velocidade.
No Sul do estado, o município de Castelo também registrou grande volume de chuva, com ruas alagadas.
Alerta em todo o estado
Todo o Espírito Santo está sob alerta amarelo para chuvas intensas. O aviso indica risco de quedas de energia elétrica, galhos de árvores no chão, alagamentos e descargas elétricas.
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec-ES) informa que a previsão aponta aumento significativo da instabilidade atmosférica em todas as regiões, com risco moderado a alto de tempo severo a partir da tarde desta segunda-feira (19), se estendendo até quinta-feira (22).
O período mais crítico deve ocorrer entre terça (20) e quarta-feira (21), quando há aviso de impacto alto para todo o estado, com possibilidade de agravamento em áreas das regiões Sul e Oeste.

Previsão detalhada
Segunda-feira (19/01) – tarde e noite
Há 80% de chance de acumulados entre 10 e 30 mm nas regiões Sul e Noroeste, com possibilidade de volumes entre 30 e 50 mm. Nas demais regiões, a previsão varia de 2 a 10 mm, com pontos isolados de chuva mais intensa.
➡️ Aviso de impacto moderado ativo para todo o estado.
Terça-feira (20/01)
Este é o dia mais crítico do período. Há até 80% de probabilidade de acumulados acima de 70 mm em grande parte do estado e chance de até 30% de volumes entre 100 e 150 mm.
➡️ Aviso de impacto alto ativo, com possibilidade de impacto excepcional no Sul e Oeste.
Quarta-feira (21/01)
A instabilidade continua, com até 70% de probabilidade de acumulados acima de 70 mm em várias regiões.
➡️ Mantém-se o aviso de impacto alto e o risco elevado para alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos.
Quinta-feira (22/01)
As chuvas devem se concentrar na metade Centro-Sul do estado, com acumulados entre 50 e 70 mm, podendo chegar a 100 mm em pontos isolados.
➡️ Mesmo sem aviso ativo no momento, o risco segue elevado.
A Defesa Civil orienta que a população acompanhe os boletins meteorológicos oficiais, evite áreas de risco durante períodos de chuva intensa e não atravesse ruas alagadas. Em situações de emergência, os contatos são a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).
Alertas por SMS
Para se cadastrar e começar a receber SMS gratuitos com alertas da Defesa Civil, envie uma mensagem de texto para 40199 com o CEP de interesse. O sistema de alerta usa mensagem de texto de celular para avisar moradores sobre o risco de desastres naturais, como enchentes e deslizamentos de terra.





