Aracruz abre temporada do projeto Nossa Praia Acessível

O projeto ocorre até 17 de fevereiro, sempre com atividades às sextas, sábados e domingos,

Por Bartolomeu Boeno
Após dois anos, Alfredo pode voltar a tomar banho de mar, e celebrou. PMA

A Prefeitura de Aracruz promoveu o primeiro banho assistido do projeto Nossa Praia Acessível na temporada de verão 2026. A ação aconteceu na manhã da última sexta-feira (9), na praia da Barra do Sahy. O projeto ocorre até 17 de fevereiro, sempre com atividades às sextas, sábados e domingos, das 8h às 12h. Para utilizar o serviço basta comparecer no local, não sendo necessário agendamento prévio.

O projeto é realizado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Semesp). A iniciativa conta com parceria da Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur). Segundo a Prefeitura, o objetivo é garantir inclusão, conforto e segurança no banho de mar. A ação é voltada a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Equipe dá assistência para aposentado com dificuldade de mobilidade tomar banho de mar /PMA

O Nossa Praia Acessível oferece estrutura adaptada e equipe capacitada, contando com cadeiras anfíbias e equipamentos especiais que auxiliam no banho assistido. As cadeiras possuem flutuadores e apoio para braços e pés.

O aposentado Alfredo Mokfienski, de 80 anos, participou da atividade em Barra do Sahy. Ele relatou ter se sentido livre ao entrar no mar, estando há dois anos sem entrar na água. Desde 2024, ele enfrenta dificuldades para andar. O participante destacou a emoção de retomar o contato com o oceano, ressaltando que sempre teve forte ligação com o mar e com a vela.

A esposa de Alfredo, Dorothy Mokfienski, acompanhou o momento. Ela afirmou que a experiência foi inesquecível para a família. Segundo Dorothy, a cuidadora informou sobre o projeto.

O educador físico André Pereira Carvalho Corrêa atua no projeto há 10 anos. Ele lembrou que a iniciativa surgiu à época após contato da família de Marcos Vinícius, um  jovem com deficiência que inspirou a criação do projeto.
O secretário Sérgio Faria de Azevedo destacou o compromisso com a inclusão social. Ele ressaltou a garantia do direito ao lazer.
O projeto oferece estrutura adaptada e equipe capacitada.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.