O Porto da Imetame firmou um acordo estratégico com a Hanseatic Global Terminals (HGT), empresa holandesa ligada ao grupo Hapag-Lloyd, para a operação de um novo terminal de contêineres em Aracruz, no Norte do Espírito Santo. A parceria prevê que a HGT invista em 50% das ações da Imetame Logística Porto (ILP), joint venture criada para administrar o empreendimento.
Pelo acordo, as duas empresas serão responsáveis pelo desenvolvimento e pela operação do terminal Hanseatic Global Terminals Aracruz, que deverá funcionar como um moderno porto de transbordo e de acesso, ampliando a capacidade logística do Espírito Santo e fortalecendo a integração do estado com rotas internacionais de comércio.
A previsão é que o terminal entre em operação até meados de 2028, com capacidade futura para movimentar cerca de 1,2 milhão de TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade padrão de medida para capacidade de contêineres no transporte marítimo) por ano, além de 750 metros de cais e equipamentos de última geração para o manuseio de contêineres. Com 17 metros de profundidade, a estrutura será apta a receber navios de grande porte, característica considerada estratégica para o comércio exterior.
Segundo a Hanseatic Global Terminals, a América Latina é um mercado prioritário para a expansão do grupo. De acordo com o CEO da empresa, Dheeraj Bhatia, a joint venture com o Grupo Imetame contribui para ampliar o portfólio global de terminais e enfrentar gargalos de capacidade em uma região em crescimento.
“Esse investimento no porto de Aracruz beneficia o Brasil ao fortalecer a infraestrutura de comércio por meio de um porto mais próximo dos mercados consumidores e das principais rotas globais de navegação do que os portos tradicionais, oferecendo assim a vários estados de origem de cargas um acesso alternativo e mais eficiente aos mercados globais”, destacou.
Já o presidente do Grupo Imetame, Etore Selvatici Cavallieri, afirmou que a parceria com a HGT representa um avanço importante para o Espírito Santo e para o Brasil. Segundo ele, a expertise internacional da empresa holandesa deve garantir maior eficiência na movimentação de cargas, além de impulsionar a geração de empregos, o desenvolvimento regional e o fortalecimento de negócios locais.
“Estamos muito satisfeitos em ter a Hanseatic Global Terminals como uma forte parceira estratégica para o novo terminal de contêineres no Espírito Santo. Além da excelência operacional, estamos comprometidos em desenvolver oportunidades para a região, impulsionar empregos e fomentar o desenvolvimento de negócios locais”, pontuou.
Os valores envolvidos na transação não foram divulgados. A conclusão do negócio ainda depende da aprovação de órgãos reguladores e autoridades antitruste, além do cumprimento de etapas usuais em operações desse porte. A Hanseatic Global Terminals tem como meta ampliar sua atuação para mais de 30 terminais até 2030, e o projeto em Aracruz faz parte dessa estratégia global de expansão.





