Filme “Questão de Controle” ensina educação financeira no ES

Exibições gratuitas conscientizam sobre consumo responsável, promovem acesso à cultura e fomentam reflexões sobre endividamento.

Por Redação
Foto: Divulgação

O projeto ‘Questão de Controle – O Filme’ chega à Vitória e Vila Velha  (ES) com uma proposta inovadora: usar o cinema como ferramenta de educação financeira. As sessões são gratuitas e, após a exibição, os espectadores poderão participar de uma palestra interativa para esclarecer dúvidas e refletir sobre hábitos de consumo.

As exibições acontecerão entre os dias 25 e 28 de novembro. Dirigido por Iberê Pereira, o projeto também tem como missão ampliar o acesso à cultura, levando a magia do cinema a comunidades com oferta limitada de atividades artísticas. 

O filme acompanha a trajetória de Bia, uma jovem que, após enfrentar dificuldades financeiras causadas por compras impulsivas, decide mudar sua realidade com a ajuda da amiga Mari, uma influenciadora que compartilha dicas práticas de organização financeira e controle de gastos. A narrativa traz situações cotidianas que dialogam com a realidade de grande parte dos brasileiros.

O filme expõe para o público as consequências da má gestão financeira e faz uma reflexão sobre o uso responsável do dinheiro.

 A iniciativa ganha ainda mais relevância diante dos dados recentes divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em agosto de 2025, a inadimplência entre os consumidores brasileiros atingiu 30,4%, o maior índice da série histórica da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC). No mesmo período do ano anterior, o índice era de 28,8%.

 “Questão de Controle – O Filme” convida o público a refletir, aprender e se divertir,  tudo isso por meio da arte e da informação acessível.

 Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais, o projeto ‘Questão de Controle- O Filme’ tem a produção de Odin Cultura Entretenimento e Publicidade, apoio da Komedi Projetos e Incentivar, com patrocínio da XCMG e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal – Do lado do povo brasileiro.

 A XCMG Brasil como parceira do Projeto Partilhar-Vale, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social. Por meio desses projetos sociais implementados em 2024, a XCMG está contribuindo diretamente para o enriquecimento educacional e cultural de crianças e jovens em regiões onde o acesso a essas oportunidades é limitado. E os estados de Minas Gerais, Pará, Maranhão e Espírito Santo são nossos pontos principais. “Essa parceria reafirma o compromisso social da XCMG Brasil com o futuro do país, promovendo a transformação de vidas por meio da educação e da cultura”, comenta o Diretor Cultural, Mr Gu Chong, da XCMG Brasil.

Sobre a XCMG: Fundada em março de 1943, a XCMG (Xuzhou Construction Machinery Group Co. Ltd.) não mede esforços para todo seu investimento em tecnologia comprovar-se na crescente qualidade e garantia de seus produtos. A XCMG entrou no mercado brasileiro no ano de 2004, tornando-se pioneira ao introduzir os produtos chineses do setor no país. Há 80 anos atuando no cenário global e há 10 anos fabricando no Brasil, hoje ocupa o 1° lugar em seu país de origem, além de ser o 44° lugar na lista das 100 maiores empresas de máquinas da China, situando-se entre os mais influentes e competitivos grupos empresariais, com completa variedade e séries de produtos. O Grupo XCMG é constituído por outras diversas fábricas pelo mundo, tanto na fabricação de máquinas pesadas para construção civil, como para mineração e agronegócios, oferecendo linhas completas e competitivas em içamento.

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições,  shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Serviço: 

‘Questão de Controle- O Filme’ 

Vitória/ES

Quando: 25/11. Sessões às 7h30 e às 10h

Onde: EE MARIA ORTIZ

Endereço: Rua Francisco Araújo, 35 – Centro

Quando: 27/11. Sessões às 10h e às 16h

Onde: COLÉGIO ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO

Endereço: Avenida vitória, nº 500, bairro Forte São João

Quando: 28/11. Sessões às 9h50 e às 15h

Onde: EEEFM AFLORDIZIO CARVALHO DA SILVA

Endereço: Rua Eng. Rubéns Blei, 100 – Da Penha

Vila Velha/ES

Quando: 24/11, às 9h

Onde: CEEFTI GALDINO ANTONIO VIEIRA

Endereço: Rua Paulo neves, sn, Santa Rita

Quando: 26/11. às 9h30

Onde: CEEFMTI PASTOR OLIVEIRA DE ARAÚJO

Endereço: Av. Otávio Borin, 570 – Cobilândia

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.