Técnicos da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, identificaram uma fraude em um medidor de energia de um supermercado express localizado em Itacibá, Cariacica, durante inspeção realizada nesta terça-feira (11).
Segundo a distribuidora, as equipes verificaram a existência de manipulação no medidor de energia, que impedia o registro da energia efetivamente consumida pelo comércio, caracterizando o crime de furto. O equipamento foi substituído, e o fornecimento de energia no local regularizado.
A operação contou com o apoio de policiais civis do Departamento de Investigações Criminais (Deic) de Vitória e peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica. Um inquérito policial foi instaurado para apurar o caso.
Crime
O proprietário do supermercado pode responder pelo crime de furto, previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de reclusão de 1 a 4 anos, além de multa. Ele também deverá ressarcir os valores correspondentes à energia não faturada, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além de arcar com custos administrativos e operacionais.
A EDP alerta que fraudes e ligações irregulares não causam apenas prejuízos financeiros, mas também representam riscos graves à segurança, podendo provocar curtos-circuitos, choques elétricos e incêndios.





