A ave saíra-apunhalada (Nemosia rourei), criticamente ameaçada de extinção e que só ocorre em região de montanhas no Espírito Santo, foi recentemente fotografada na Reserva Biológica Augusto Ruschi, em Santa Teresa (ES). Foram avistados dois indivíduos.
A ave foi avistada no início do Censo 2025, no dia 13 de outubro, e somente divulgada na última semana. O Censo é realizado através da parceria entre o Instituto Marcos Daniel e a Biocapi Consultoria Ambiental.
O pássaro foi registrado pelo fotógrafo Márcio Lauves. Segundo ele, “ver uma ave tão rara é uma emoção enorme”. Para ele, esta ocorrência reforça a importância da reserva para a conservação da espécie.

“Cada observação representa um avanço científico importante e uma esperança concreta de que nossos esforços de conservação estão dando resultado”, Para Marcelo Renan, coordenador do Programa de Conservação Saíra-apunhalada (PCSA).
A saíra-apunhalada ocorre, é estudada e protegida com programa especial na Reserva Kaetés – Instituto Marcos Daniel. Na natureza existem apenas em torno de 20 indivíduos da espécie. A reserva fica localizada na zona rural Braço Sul, em Castelo.





