Polícia Civil quer reduzir prazo de emissão da identidade

Meta é entregar documento em até 15 dias até 2026. Aumento na demanda, novo modelo e reestruturação dos postos impactam o tempo de espera

Por ES360
Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Foto: Divulgação

Conseguir uma nova carteira de identidade no Espírito Santo ainda exige paciência. Hoje, o prazo máximo de entrega do documento é de 90 dias, mas a Polícia Científica do Estado (PCIES) planeja uma mudança significativa: até dezembro, o tempo médio deve cair para menos de 30 dias — e, em 2026, a meta é reduzir o prazo para no máximo 15 dias.

A medida faz parte de um esforço da corporação para reorganizar o sistema de emissão, que enfrenta alta demanda desde a implantação da nova Carteira de Identidade Nacional e a exigência do documento para o acesso a benefícios sociais.

Novo contrato vai ampliar capacidade de emissão

Segundo a PCIES, o aumento do volume de pedidos tem exigido ajustes no atendimento e na capacidade de impressão. Um novo contrato, que será implementado no próximo ano, deve reforçar a estrutura e ampliar o número de documentos emitidos.

De janeiro a 20 de outubro de 2025, já foram impressas 312.265 carteiras de identidade no estado. Em todo o ano passado, o total foi de 318.255 documentos. Apenas em setembro, foram ofertadas 22.325 vagas de agendamento eletrônico distribuídas em 45 municípios capixabas. Além disso, os atendimentos prioritários continuam sendo realizados diariamente.

Reestruturação começa pelo Sul do Estado

A fila de quem tenta emitir o documento em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, ilustra o desafio. Na última segunda-feira (20), dezenas de pessoas chegaram ainda de madrugada ao Posto de Identificação no Centro da cidade para garantir uma das senhas.

A Polícia Científica informou que está reestruturando o atendimento no município, com a previsão de novo local e mais atendentes no início de 2026. Também está sendo alinhada uma parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para distribuir melhor a demanda ao longo do mês, mantendo o dia 20 como data de liberação das senhas de agendamento prioritário.

100 pontos de atendimento em todo o Espírito Santo

Atualmente, a Carteira de Identidade Nacional pode ser emitida em 100 pontos de atendimento no Espírito Santo — incluindo 83 postos de identificação em 77 municípios, 13 cartórios de registro civil e 4 unidades do sistema prisional e socioeducativo.

Nos cartórios conveniados, há cobrança de uma taxa de R$ 47,06, e o prazo de entrega é o mesmo dos demais postos: até 90 dias.

Documentos antigos continuam válidos

A PCIES reforça que as identidades emitidas no modelo antigo continuam válidas até fevereiro de 2032, conforme o cronograma nacional definido pelo Governo Federal.

Com o avanço das medidas de reestruturação e o novo contrato de emissão previsto para 2026, a expectativa é que o tempo de espera finalmente acompanhe a realidade digital prometida pela nova identidade nacional — garantindo agilidade sem abrir mão da segurança.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.