O Centro de Avaliação de Medicamentos e Especialidades de Pesquisa (CENDERS), na Serra, está em busca voluntários com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) para um estudo clínico gratuito. O objetivo é testar tratamentos e ampliar o conhecimento sobre a doença, enquanto os participantes recebem cuidados médicos completos.
Podem se inscrever pessoas com diagnóstico confirmado de DPOC, com idade entre 40 e 80 anos, fumantes atuais ou ex-fumantes com histórico mínimo de 10 anos. Os voluntários terão acompanhamento médico integral, medicação do estudo sem custos, agendamento facilitado de exames e consultas gratuitas.
Além disso, haverá reembolso de transporte e alimentação nos dias de atendimento e acesso aos resultados e laudos dos exames realizados. O estudo busca oferecer protocolos de tratamento seguros, ajudando tanto na pesquisa de novos medicamentos quanto no diagnóstico e cuidado da doença.
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é a terceira causa de morte no mundo, mas ainda pouco conhecida pela população. Em 2021, mais de 3,5 milhões de pessoas morreram por causa da doença, número que pode ultrapassar 5 milhões até 2060, segundo a Organização Mundial da Saúde.
No Brasil, estima-se que 14 milhões de pessoas convivam com a DPOC, mas apenas 34% têm diagnóstico confirmado. A doença é progressiva, irreversível e compromete a respiração. Seus sintomas incluem tosse crônica, falta de ar, produção excessiva de muco e chiado no peito, que se agravam com o tempo.
O tabagismo é o principal fator de risco, mas a exposição prolongada a poluentes, poeiras e produtos químicos também contribui para o desenvolvimento da DPOC.