Acidente em praia deixa jovem tetraplégico no ES; entenda

Adolescente perdeu os movimentos após ser atingido por uma onda na Praia da Costa em Vila Velha

Por Redação
Foto: Reprodução / TV SIM SBT

O que era para ser um simples dia de lazer se transformou em um verdadeiro pesadelo para uma família capixaba. No dia 19 de janeiro deste ano, o jovem Paulo Victor Ferreira, de 16 anos, aproveitava a parte rasa da Praia da Costa, em Vila Velha, quando foi surpreendido pela força do mar. Derrubado por uma onda, Paulo caiu de forma brusca sobre um banco de areia e sofreu um trauma grave na coluna cervical, que o deixou tetraplégico.

“Eu já estava indo embora e entrei na água pra tirar a areia no corpo. Saindo veio uma onda e me derrubou na areia. Eu bati de cabeça e aí já não sentia mais os movimentos”, contou o adolescente em entrevista a TV Sim/SBT.

Desde o acidente a vida da família mudou completamente. O menino ficou 31 dias internado na UTI, em estado gravíssimo. Agora, já em casa, a batalha continua.

Para tentar garantir o mínimo necessário para a recuperação de Paulo, a família lançou uma vaquinha online, com meta de R$ 85 mil. A ideia é custear um tratamento específico em Brasília, no Hospital Sarah Kubitschek, referência nesse tipo de trauma.

“Tive que abandonar o serviço para me dedicar a ele. Ele usa muitas fraldas, remédios, lenços umedecidos, pomadas e cremes diariamente. Estamos vivendo de doações, mas ele precisa de muita coisa”, contou a mãe do jovem Simone Ferreira.

Além da campanha, a família tem recebido doações de cestas básicas e até um elevador, que será instalado em casa para facilitar o acesso de Paulo ao quarto sem precisar subir escadas.

Em meio a tantas dificuldades, a família conta que o tratamento do adolescente chegou a ser negado pelo Crefes (Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo), o que deixou a família ainda mais angustiada. “A gente só quer que ele tenha a chance de se tratar e melhorar. Ele é um menino cheio de vida”, desabafa a mãe, Simone.

COMO AJUDAR?

Quem quiser ajudar pode contribuir com qualquer valor na vaquinha online criada pela família. Clique aqui e faça a doação!

RECUSA DE TRATAMENTO

Sobre o atendimento no Crefes ter sido negado, conforme informado pela família, a Secretaria da Saúde (Sesa) disse que no último dia 17, Paulo passou pela primeira consulta de avaliação do seu quadro clínico no Centro de Reabilitação. Segundo a Sesa, ele também foi encaminhado para tratamento com outros médicos especialistas no local.

“Somente a partir da indicação e avaliação médica que o paciente será encaminhado à fisioterapia. A Sesa orienta que a família busque previamente as guias na unidade básica de saúde, em que é atendido, para apresentação no Crefes nos dias agendados das consultas”, destacou em nota.

Procurada pela reportagem, a prefeitura de Cariacica informou que Paulo, que é morador da cidade, também está sob acompanhamento Secretaria de Saúde municipal.

“Durante esse período, foram emitidos os encaminhamentos para consultas com urologista, fonoaudiólogo e neurologista, estando no momento em fase de aguardando agendamento. O paciente também foi atendido pelo serviço de transporte sanitário da Secretaria de Saúde no dia 11 de abril. Também foi emitido o laudo para fornecimento de fraldas e repassadas as orientações nutricionais adequadas ao tratamento. O transporte para o Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (CREFES) também foi agendado e será providenciado pelo município, conforme o cronograma da reabilitação ortopédica definido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)”, destacou o município.

* Com informações da TV Sim/SBT 

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.