Segundo divulgação da Prefeitura de Aracruz, a Ariem “Aroeiras do Riacho” possui cerca de 151 hectares de rica biodiversidade e tem como missão proteger a flora nativa da restinga, promover corredores ecológicos, educação ambiental, turismo de base comunitária e valorizar os saberes tradicionais. “Apesar das marcas deixadas pela extração de areia e pelo pisoteio de animais, a força da natureza segue viva. E agora, com apoio técnico, político e comunitário, ela floresce com vigor renovado”, destaca.
Ainda segundo a Prefeitura, até o momento, já foram plantadas aproximadamente 5 mil mudas de espécies nativas, sendo muitas com valor medicinal, alimentício e ecológico, como aroeira, pitanga, amescla, biriba, ingá, caju, araçá, copaíba e guanandi. Além disso, mais de 230 kg de “muvuca de sementes”, uma mistura com diversas sementes nativas da restinga, foram lançadas ao solo. As sementes foram fornecidas pela rede indígena de coletores de sementes Tupyguá, formada por 54 coletores de nove aldeias, sendo 44 mulheres.
Restauração da restinga
“A restauração da restinga é mais do que uma ação ambiental, é um pilar estratégico para o desenvolvimento sustentável de Aracruz. Ao recuperarmos áreas degradadas com espécies nativas e utilizarmos técnicas de muvuca de sementes em parceria com comunidades tradicionais, estamos não apenas fortalecendo os ecossistemas locais, mas também fomentando cadeias produtivas, como a coleta de frutos nativos e o uso sustentável de espécies medicinais. Estamos preparando Aracruz para um futuro mais resiliente, inclusivo e alinhado às diretrizes da sustentabilidade global. O investimento em natureza é, sobretudo, um investimento na qualidade de vida da população, na segurança hídrica, no turismo ecológico e na atração de novas oportunidades verdes”, disse o secretário de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira.
O prefeito Dr. Coutinho disse que o município também segue pautado pelas questões do meio ambiente. “A natureza pede passagem, e nós ouvimos seu chamado. Com ciência, respeito e inclusão, estamos reescrevendo a história da Aroeiras do Riacho. Aracruz está no caminho certo, equilibrando crescimento com proteção ambiental e justiça social. A ação representa um marco dentro da nossa estratégia de desenvolvimento sustentável para nossa cidade. Nosso compromisso é com um futuro onde o progresso e a preservação caminham lado a lado”.
A ação integra o Planejamento Estratégico da Gestão Municipal de Aracruz, dentro do Eixo Sustentabilidade, e dialoga com o projeto âncora ‘Aracruz Mais Verde’ e o Plano Municipal da Mata Atlântica, que será em breve submetido ao Conselho Municipal de Meio Ambiente.