Agressão em escola de Ibatiba: o que está sob investigação?

A família da criança alega que Luiz Fernando foi agredido por dois alunos mais velhos, dentro da Escola Municipal de Tempo Integral Eunice Pereira Silveira

Por Redação
Menino teve uma vértebra da coluna quebrada durante a agressão | Foto: Arquivo da família

Em nota atualizada na tarde desta sexta-feira (13) a prefeitura de Ibatiba disse que está analisando boletins de atendimento de urgência, imagens de videomonitoramento e informações junto ao Conselho Tutelar, com o objetivo de apurar a suposta agressão sofrida pelo menino Luiz Fernando de Souza Verli, de 10 anos, que morreu na noite de ontem.

A família da criança alega que Luiz foi agredido por dois alunos mais velhos, dentro da Escola Municipal de Tempo Integral Eunice Pereira Silveira, e morreu em decorrência dos ferimentos.

“A Prefeitura Municipal de Ibatiba informa que ações administrativas foram instauradas e que uma equipe do Poder Executivo está mobilizada analisando o suposto caso de violência (…).  As Secretarias de Assistência Social e de Educação estão, desde ontem (12), à disposição dos familiares para prestar apoio e assistência necessários neste momento de profunda dor e luto. A  administração municipal reafirma o compromisso com a verdade, a Justiça e a proteção de nossas crianças e adolescentes, e reforça que todas as informações relevantes sobre o caso serão comunicadas oficialmente à população”, disse o comunicado enviado à imprensa.

A Polícia Civil também entrou no caso, após tomar conhecimento do fato pelas redes sociais. As investigações estão sob os cuidados da Delegacia Regional de Ibatiba. “Não houve registro formal deste fato ou fato anterior de violência envolvendo a criança. Não há outros detalhes da investigação a serem divulgados, no momento”, disse a PC em nota.

Governador lamenta morte

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, também divulgou uma nota sobre o caso nas redes sociais, lamentando a morte do menino e pedindo paz e respeito nas escolas.

“Com profunda tristeza, recebi a notícia da morte do menino Luiz Fernando de Souza Verli, de apenas 10 anos. Não é aceitável que a violência continue tirando vidas tão jovens. É essencial promover a paz e o respeito, especialmente, nas escolas, com o acompanhamento e o papel ativo de toda a sociedade. Meus sinceros sentimentos à família”, disse Casagrande.

 

Menino teve vértebra da coluna quebrada

Luiz Fernando de Souza Verli, de 10 anos, morreu na noite desta quinta-feira (12), no Hospital Infantil de Vitória. De acordo com familiares da criança, o menino sofreu agressões, na última segunda-feira (9), de dois estudantes mais velhos, dentro da escola onde estudava em Ibatiba, na região Serrana do Estado.

As primeiras notícias dadas por familiar da vítima à imprensa local dão conta de que as agressões teriam ocorrido durante o recreio, na escola, no momento em que o garoto estava almoçando, sendo ele agarrado por um outro aluno pelo pescoço enquanto o segundo batia nele. Uma irmã menor da vítima teria presenciado a agressão.

Reclamando de dores, o menino foi levado para o pronto socorro da cidade, onde foi atendido e liberado, mas ao continuarem as dores durante a noite, os pais o levaram para um hospital local. Após exames que revelaram uma lesão grave, o menino foi transferido para o Hospital Infantil, em Vitória. Porém, os ferimentos teriam causaram uma infecção generalizada que evoluiu para complicações nos rins, parada cardíaca e óbito, ainda conforme relato familiar.

Câmara municipal também lamentou o caso

A Câmara Municipal de Ibatiba divulgou nota em rede social repudiando o ato de violência e anunciando que a Comissão de Educação do Legislativo vai apurar a ocorrência.

Diz a nota: “A Câmara Municipal de Ibatiba repudia o ato de violência cometido contra o estudante ocorrido na segunda-feira, 9 de dezembro. Infelizmente, a violência que partiu de outros dois estudantes mais velhos, supostamente, resultou no óbito da criança. Informamos que o presidente da Câmara Municipal, Marcus Rodrigo Amorim Florindo, já solicitou a Comissão de Educação do Legislativo para apurar o caso. Neste momento de dor, a Câmara Municipal de Ibatiba decreta luto de três dias, expressa as mais sinceras condolências por esta inestimável perda e roga a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos”.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.