4º título

Homenageando mestre da bateria, Viradouro é campeã do carnaval do RJ

Escola de Niterói levou para a avenida a história de Ciça, mestre de bateria da agremiação

Viradouro homenageou Mestre Ciça. Foto: Reprodução/Instagram/@unidosdoviradouro
Viradouro homenageou Mestre Ciça. Foto: Reprodução/Instagram/@unidosdoviradouro

A Unidos do Viradouro é a campeã do carnaval do Rio de Janeiro deste ano. O resultado saiu nesta quarta-feira (18) após apuração. A escola homenageou o Mestre Ciça, responsável pela bateria da agremiação, e somou 270 pontos. Beija-flor e Vila Isabel completaram o pódio empatadas com 269,9 pontos.

A Viradouro foi a terceira escola a desfilar no segundo dia de desfiles no Rio de Janeiro. Com o henredo “Pra Cima, Ciça”, a escola destacou a história de um dos maiores mestres de bateria da história do carnaval carioca.

Como foi o desfile

A comissão de frente emocionou o público ao narrar a trajetória de Moacyr, o mestre Ciça, desde a infância no samba até se tornar um dos grandes nomes da bateria. A encenação começou com o pequeno Moacyr, interpretado por Vitor Gabriel, cercado por malandros e pela simbologia da Estácio de Sá, primeira escola do homenageado.

Durante a apresentação, Ciça surgiu de surpresa no meio do corpo de baile. Ao retirar o paletó, revelou-se ao público e dançou ao lado de sua versão mirim, relembrando os tempos de passista. Em seguida, subiu em um tripé em formato de apito, que se transformou nos arcos da Apoteose, encerrando o ato em clima de espetáculo.

A encenação incluiu ainda uma saída estratégica do Sambódromo: após simular um mal-estar como parte do roteiro, Ciça deixou a avenida de moto para reassumir seu posto na concentração, enquanto o desfile seguia com homenagens.

Uma alegoria reuniu mestres de bateria do Grupo Especial e da Série Ouro, além do casal Claudinho e Selminha. Outro destaque foi o retorno de Juliana Paes como rainha de bateria, 18 anos após sua última participação, liderando os ritmistas. A atriz voltou para a escola após um convite de Ciça.

O desfile também recriou um momento histórico de 2007, quando a bateria se apresentou sobre um carro alegórico, repetindo a imagem marcante sob o comando de Ciça e Juliana Paes.

Rebaixamento

A apuração também definiu a escola rebaixada deste ano. A Acadêmicos de Niterói voltará para a Série Ouro 2027. Neste ano, a escola entrou na avenida com o enredo homenageando o presidente Lula, tema que rendeu polêmicas e denúncias por parte de opositores do governo.