corte profundo
Previsão do Tempo
Passagem de sistema pela costa e reforço de umidade elevam chance de chuva forte no estado até sexta-feira (20)
Escrito por Redação em 18 de fevereiro de 2026
A combinação de três fatores meteorológicos eleva a chance de temporais no Espírito Santo a partir desta quarta-feira (18). Depois de um carnaval com sol e pouca chuva, o estado volta a entrar em cenário de instabilidade, com previsão de pancadas fortes e volumes elevados até o fim da semana.
A mudança no tempo é provocada pela passagem de uma nova frente fria pela costa do Sudeste, pelo enfraquecimento da Alta Subtropical do Atlântico Sul, conhecida como ASAS, e pela intensificação da corrente de ar quente e úmido que avança da Amazônia em direção à região.
A frente fria se organizou na costa da Região Sul e avança para o Sudeste nesta quarta-feira (18). O sistema passa pelo litoral de São Paulo e chega ao Rio de Janeiro. Na quinta-feira (19), avança um pouco mais e deve atingir a faixa entre o litoral fluminense e o Espírito Santo.
Ao mesmo tempo, a ASAS, que vinha atuando como bloqueio e mantendo o tempo mais firme, perde força. Com isso, abre espaço para a formação de nuvens carregadas. A entrada de ar quente e úmido vindo da Amazônia reforça esse cenário.
A combinação do calor já acumulado sobre o Sudeste com a umidade elevada e a atuação da frente fria favorece a formação de áreas de instabilidade que podem provocar pancadas intensas em todos os estados da região.
Nesta quarta-feira (18), o risco de temporais é maior em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais. As regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte podem ter chuva forte.
Para o Espírito Santo, a tendência é de aumento da instabilidade principalmente no fim da semana. O avanço da frente fria até a divisa entre Rio de Janeiro e Espírito Santo, somado ao reforço da umidade sobre o norte do Sudeste, deve estimular a formação de áreas de instabilidade sobre o centro, norte e leste de Minas Gerais e também sobre o território capixaba.
A previsão indica possibilidade de chuva forte e volumes mais elevados, com potencial para transtornos pontuais.