Saúde íntima
ano novo chinês
Tradição baseada em jogo de palavras no mandarim associa o ato de lavar o cabelo à ideia simbólica de “lavar a prosperidade”
Escrito por Larissa de Angelo em 17 de fevereiro de 2026
Começou a circular nas redes sociais, principalmente no X, que lavar o cabelo nesta terça-feira (17) poderia trazer má sorte. No entanto, muitos ficaram sem entender o motivo. A explicação é simples: a data celebra o Ano Novo Chinês, dia lotado de crenças e superstições.
O Ano Novo Chinês marca o início do Ano do Cavalo de Fogo no calendário lunar. A data, também chamada de Festival da Primavera, é a mais importante do calendário tradicional chinês e mobiliza milhões de pessoas na Ásia e em comunidades ao redor do mundo.
A virada não segue o calendário gregoriano. Ela ocorre na segunda lua nova após o solstício de inverno no hemisfério norte. Por isso, a celebração varia entre o fim de janeiro e meados de fevereiro. Além das festas, o período é cercado de tradições, superstições e regras simbólicas que prometem atrair prosperidade e afastar energias negativas.
Um desses simbolismos que pode gerar energias negativas é lavar o cabelo. Em mandarim, a palavra cabelo” é composto por ideograma com som parecido com o de prosperidade. Dessa forma, acredita-se que lavar o cabelo é estar “lavando a prosperidade”.
De acordo com a crença, também é recomendado não lavar roupas ou jogar água fora no dia do ano novo chinês. Essa recomendação está ligada ao fato da água ser tradicionalmente associada à riqueza.
Além disso, a tradição ainda diz para não utilizar vassoura nesta terça (17), para não mandar a sorte do novo ano diretamente para o lixo. Cortar o cabelo e as unhas também estão entre atitudes não recomendadas no primeiro dia do ano chinês. Quebrar objetos também deve ser evitado para não romper ou perder a sorte do novo ano.
Quanto ao uso da roupa, enquanto o brasileiro tem a tradição da roupa branca, os chineses utilizam o vermelho, cor associada à prosperidade e proteção. Para aqueles que tiverem condições, é recomendado entregar envelopes vermelhos com dinheiro, conhecidos como hongbao, símbolo de boa sorte.
No horóscopo chinês, cada ano é regido por um dos 12 animais do zodíaco e por um dos cinco elementos da filosofia chinesa: madeira, fogo, terra, metal e água. A combinação cria ciclos de 60 anos, dessa forma o ano do Cavalo de Fogo só irá ocorrer novamente daqui seis décadas.
O Cavalo é associado à energia, movimento e independência. Já o elemento Fogo intensifica características como paixão, impulso e liderança.
Na tradição, esse ano tende a ser interpretado como um período de transformações rápidas, decisões ousadas e forte dinamismo. Especialistas em astrologia chinesa apontam que pode ser um ano favorável para mudanças profissionais, novos projetos e iniciativas criativas — desde que haja planejamento.