natureza

Novo período de defeso do caranguejo começa nesta quarta-feira

Andada é um momento crucial para a reprodução e preservação da espécie

Defeso do caranguejo é um momento crucial para a reprodução e preservação da espécie. Foto: Reprodução
Defeso do caranguejo é um momento crucial para a reprodução e preservação da espécie. Foto: Reprodução

Começa nesta quarta-feira (18) o período de defeso do Caranguejo-Uçá (Ucides cordatus). O defeso marca a fase de crescimento da espécie, quando ocorre a muda, ou seja, a troca de carapaça. Até o dia 23 de fevereiro, a legislação proíbe a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização do animal.

A medida protege a biodiversidade dos manguezais e garante que o Caranguejo-Uçá se reproduza, cresça e se desenvolva de forma saudável. Durante o período, pescadores não podem utilizar ferramentas cortantes, como enxadas, facões e foices. Também não podem usar produtos químicos, armadilhas ou redes que possam ferir os crustáceos ou danificar o ecossistema.

O que é o defeso?

O defeso corresponde ao período de crescimento do caranguejo, quando ocorre a muda. Nessa fase, o crustáceo se recolhe à toca, rompe a carapaça antiga e permanece entocado enquanto forma e endurece uma nova carapaça maior.

Durante esse processo, a captura se torna ainda mais prejudicial, já que o animal fica vulnerável. Nesse período, a população costuma chamar o crustáceo de “caranguejo de leite”, por causa do aspecto mole e leitoso antes de a carapaça ganhar rigidez.

Próximas datas

Esta é a quarta data de defeso do Caranguejo-Uçá em 2026. Ao todo, o calendário prevê sete períodos ao longo do ano. Confira as próximas datas:

  • 4 a 9 de março (lua cheia)
  • 19 a 24 de março (lua nova)
  • 18 a 23 de abril (lua nova)