Dia a Dia

Idosa e ciclista são atropelados na mesma avenida da Serra

Uma idosa foi atropelada ao atravessar a faixa de pedestres, enquanto um ciclista foi atingido por um ônibus do Transcol nesta quarta-feira (11), no bairro Novo Horizonte, na Serra

Captura de tela 2026-02-12 154957
Foto: Reprodução/TV Sim/SBT

Uma idosa de 60 anos, identificada como Josina Marcelina, ficou gravemente ferida após ser atropelada enquanto atravessava a faixa de pedestres na Avenida Brasil, no bairro Novo Horizonte, na Serra.

Imagens de videomonitoramento registraram o momento do acidente. Nas gravações, é possível ver que os veículos em uma das faixas da via reduzem a velocidade para permitir a travessia da pedestre. No entanto, um carro que trafegava no sentido contrário não para. Ao perceber a aproximação do veículo, a idosa ainda tenta correr, mas acaba sendo atingida.

O motorista envolvido no atropelamento não foi identificado e fugiu do local sem prestar socorro.

Região tem grande fluxo de pedestres

O trecho onde ocorreu o acidente é conhecido pelo intenso movimento de pessoas e veículos, devido à grande concentração de lojas na região.

A vítima foi socorrida por populares que passavam pelo local e encaminhada ao Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, na Serra, onde permanece internada em estado grave.

Segundo a filha de Josina, o quadro clínico inspira cuidados. “No dia do acidente, o neurologista informou que a pancada na cabeça foi muito forte, com vários pontos de sangramento interno. Ela precisou ficar em observação na UTI e, caso o sangramento evoluísse, poderia ser necessária uma cirurgia. Além disso, ela sofreu fratura em uma das pernas e teve vários cortes profundos”, relatou.

Semáforo no local

Apesar de haver um semáforo no trecho do acidente, as imagens não permitem identificar se o sinal estava aberto ou fechado para os veículos no momento do atropelamento. Testemunhas que estavam no local informaram que não observaram a sinalização no instante da ocorrência.

Em nota, a Polícia Civil informou que, em casos de acidentes sem vítimas fatais e sem prisão em flagrante, mas com registro de lesão corporal, a legislação exige que a vítima manifeste interesse em iniciar ação penal.

A orientação é que a vítima procure a delegacia do bairro onde reside ou a Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (DDT) para registrar representação contra o autor. O boletim de ocorrência confeccionado pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) pode ser utilizado como prova no processo.

Outro atropelamento é registrado na mesma avenida

Nesta quarta-feira (11), outro atropelamento também foi registrado na Avenida Brasil, no bairro Novo Horizonte.

Imagens de videomonitoramento mostram o momento em que um ciclista é atingido por um ônibus do sistema Transcol, durante uma conversão na via.

Em nota, a GVBUS, empresa responsável pelo coletivo, informou que o ônibus trafegava pela Avenida Brasil e, ao realizar uma conversão à direita, ocorreu o atropelamento.

Segundo a empresa, o ciclista pedalava pela calçada, no mesmo sentido do ônibus, e atravessou a via lateral no momento em que o veículo realizava a manobra, entrando no ponto cego do coletivo. Ainda de acordo com a GVBUS, o semáforo estava aberto para o ônibus e fechado para pedestres no momento do acidente.

A vítima foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao hospital. Não houve feridos entre os passageiros do coletivo.

Até o momento, não há informações atualizadas sobre o estado de saúde do ciclista.