proteção reforçada
No Capixabão
Três indivíduos pertencentes a uma torcida organizada irão responder na Justiça por infrações graves em estádios e arredores
Escrito por Redação em 11 de fevereiro de 2026
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM), indiciou, na tarde desta terça-feira (10), três torcedores suspeitos de envolvimento em tumultos e atos de violência durante partidas do Campeonato Capixaba.
De acordo com a corporação, os investigados integram uma torcida organizada de um clube da Grande Vitória. Eles vão responder na Justiça pelos atos praticados em dois eventos esportivos realizados no Estado.
A ação faz parte das medidas adotadas pelas forças de segurança para coibir a violência em estádios e garantir a ordem pública durante competições esportivas.
Nessa terça-feira (10) representantes das forças de segurança e promotores de eventos esportivos se reuniram e deliberaram ações para evitar conflitos nos jogos.
Segundo a PC, os três homens fazem parte de uma torcida organizada de um clube da Grande Vitória e vão responder na Justiça pelos atos praticados em dois eventos esportivos.
No caso da tentativa de invasão do vestiário de atletas, dois torcedores foram identificados e responsabilizados. No outro caso, de uma briga generalizada após um jogo em Cariacica, um torcedor foi identificado e responderá judicialmente.
Segundo o delegado Everton Fernandes, os inquéritos policiais referentes aos fatos já foram encaminhados ao Juizado Especial Criminal de Cariacica.
“Eles serão enquadrados em punições previstas na Lei Geral do Esporte. A gente trabalhou para fazer a identificação e responsabilização desses torcedores. Todas as situações ocorreram na Grande Vitória e envolvem, principalmente, uma torcida organizada específica. Não podemos deixar que eles sintam essa sensação de impunidade e continuem nos causando problemas”, afirmou o delegado.
A Secretaria da Segurança Pública (Sesp), por meio da Subsecretaria de Comando e Inovação (SCI), promoveu, nessa terça-feira (10), uma reunião com diversos atores envolvidos na organização das partidas de futebol e grandes eventos esportivos no Espírito Santo, para debater e elaborar ações para impedir conflitos como os que têm ocorrido.
O encontro teve participação, além das forças de segurança (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros), do Judiciário, da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) e do Tribunal de Justiça Desportiva, além de representantes de seis times de futebol.
Após as discussões, “ações foram deliberadas com o objetivo de aumentar o rigor no controle de torcidas organizadas”. Por exemplo, os membros dessas torcidas serão identificados e precisarão passar por cadastros para frequentar os estádios. Além disso, será avaliado o reforço ainda maior de policiamento em dias de jogos. Ficou definida, ainda, a criação de um grupo de trabalho com representantes de diversos atores envolvidos na organização dos jogos de futebol.
Ainda será estudada a viabilidade da implantação de tecnologia de reconhecimento facial para o controle de entrada e saída dos estádios no Espírito Santo.
Presídios do ES recebem bodyscans e raios X de última geração
“O Estado está em uma crescente nos eventos esportivos. Há um investimento do Estado para fomentar este crescimento e a segurança tem que estar alinhada para promover a integridade dos torcedores. Vamos buscar responsabilizar os criminosos que estão promovendo os confrontos. Identificar e punir conforme a legislação em vigor”, disse o subsecretário de Comando e Inovação da Sesp, Guilherme Pacífico.