Luto

Morre Jorge Carreta, ex-vice-prefeito de Vila Velha

Carreta foi vereador de Vila Velha e vice-prefeito da cidade no terceiro e último governo de Max Filho, de 2017 a 2020. Ele enfrentava um câncer

Jorge Carreta foi vice-prefeito e vereador de Vila Velha
Jorge Carreta foi vice-prefeito e vereador de Vila Velha

Morreu aos 58 anos, na manhã desta sexta-feira (6), o ex-vice-prefeito de Vila Velha Jorge Luiz Carreta. Há cerca de seis meses, ele enfrentava um câncer raro e muito agressivo.

Membro histórico do grupo político do ex-governador Max Mauro, falecido em 2024, e do ex-prefeito Max Filho, Carreta foi vereador de Vila Velha por um mandato, nos anos 1990, com o apelido “Doutor Comunidade”. Também foi vice-prefeito da cidade no terceiro e último governo de Max Filho, de 2017 a 2020.

Em 2018, Carreta por pouco não se tornou prefeito. Max Filho queria ser candidato a governador e ensaiou renunciar ao mandato (o que teria de fazer até abril daquele ano). Carreta chegou a declarar estar de prontidão para assumir a Prefeitura de Vila Velha e governar até 2020. Mas, sem legenda para disputar em nenhum partido, Max desistiu do plano e concluiu a sua administração.

Nas eleições municipais de 2020, os dois repetiram a dobradinha, numa chapa puro-sangue do PSDB. Mais uma vez, Carreta foi o candidato a vice-prefeito de Max Filho. Este, contudo, perdeu aquela eleição para o então vereador Arnaldinho Borgo, atual prefeito canela-verde.

Carreta era servidor de carreira do Banestes. Ele deixa a esposa, Francine Carreta, e três filhos.

O velório do ex-vice-prefeito foi marcado para as 13 horas desta sexta-feira, na Igreja Presbiteriana da Glória, com culto fúnebre às 14h30. O enterro ocorrerá às 17 horas, no Cemitério Parque da Paz, na Ponta da Fruta, em Vila Velha. Ele frequentava a mesma igreja de Max Filho, a Presbiteriana, onde era diácono.

Nas redes sociais, o ex-prefeito lamentou a morte de Carreta. Também homenageou o amigo e companheiro político:

“Nesta sexta-feira, dia 06 de fevereiro perdemos um querido amigo, mais chegado que irmão, Jorge Carreta. Após lutar por 6 meses com um câncer muito agressivo, Deus o chamou. Deus o deu, Deus o tomou, louvado seja o nome do Senhor. Que Deus dê forças a sua amada família, a igreja em que tivemos o privilégio de servir juntos e todos os amigos”.