EDSON PAPO FURADO
identidade mateense
A agremiação abriu os desfiles deste sábado (7) apresentando na avenida o enredo “Cricaré das Origens – Brasil que nasce em São Mateus”
Escrito por Redação em 07 de fevereiro de 2026
Abrindo o segundo dia de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval de Vitória, a Rosas de Ouro fez o rio Cricaré desaguar no Sambão do Povo neste sábado (7). Em um desfile impactante, a escola mostrou que tem potencial para brigar junto com as gigantes pelas primeiras posições da folia capixaba.
Com o enredo “Cricaré das Origens – Brasil que nasce em São Mateus”, a escola homenageou o município do Norte do Espírito Santo, destacando as culturas afro-brasileira e indígena que compõem a identidade mateense. A narrativa exaltou a ancestralidade, a fé e a resistência presentes na formação histórica da região.

A escola enfrentou problemas no início do desfile com o carro abre-alas, que acabou deixando um espaçamento entre os setores. A falha pode gerar descontos para escola na apuração.

Apesar da dificuldade técnica a escola manteve a empolgação e seguiu cantando em plenos pulmões.
Figuras emblemáticas da luta por liberdade, como Zacimba Gaba e Benedito Meia-Légua, ganharam destaque no desfile, representando a força e a resistência do povo negro e indígena frente aos processos de opressão ao longo da história. Carros imensos, com movimentos e efeitos especiais encantaram o público do Sambão.

A agremiação da Serra transformou o rio Cricaré em fio condutor do enredo, retratando-o como testemunha das batalhas, do trabalho, da religiosidade, da miscigenação e das manifestações culturais que moldaram São Mateus e seu povo ao longo dos séculos.

Com 1.400 componentes, distribuídos em 22 alas, a Rosas de Ouro levou para a avenida três carros alegóricos e dois tripés. Fantasias luxuosas, com plumas, pedrarias e luzes de LED e muitas cores deixaram a passagem da escola ainda mais bonita.

A bateria Atrevida, comandada pelo mestre Matheus Neri, contou com 137 componentes. Única intérprete mulher do Carnaval capixaba, Letícia Jesus, ao lado de Arthur Kadratz, deu voz ao samba-enredo da azul e dourado.
