Memória e Resistência

Imperatriz do Forte encerra a primeira noite do Carnaval com cores e “xirê”

Celebrando a espiritualidade, a cultura afro-brasileira e a diversidade das tradições africanas a Imperatriz do Forte levou 1.300 componentes ao Sambão do Povo para encerrar a primeira noite do Carnaval de Vitória.

WhatsApp Image 2026-02-07 at 05.13.38 (3)
Foto: Sim Notícias

Encerrando a primeira noite do Carnaval Capixaba, a Imperatriz do Forte levou para o Sambão do Povo o enredo “Xirê: Festejo às Raízes”, uma celebração da riqueza dos rituais, da ancestralidade e da diversidade das matrizes africanas presentes na formação cultural brasileira.

Por volta das 4h, a escola entrou na avenida destacando a dança de roda como expressão do sagrado em movimento, espaço de memória, saber e resistência. A comissão de frente, com uma coreografia envolvente e ritmada, convidou o público a dançar e celebrar a força do xirê, abrindo o desfile com energia e conexão espiritual.

Foto: Sim Notícias

O conjunto apresentado ao longo da avenida exaltou a espiritualidade e a potência cultural dos povos africanos e afro-brasileiros, ressignificando o passado e reafirmando a cultura negra como força viva e estruturante da identidade nacional.

A primeira alegoria, em tons de verde e rosa, trouxe imponentes coroas da Imperatriz, simbolizando realeza, tradição e resistência. Com samba no pé e muito carisma, as passistas desfilaram com fantasias em verde, adornadas com laços nos adereços de cabeça, levantando o público.

Foto: Sim Notícias

Na sequência, a segunda alegoria coloriu a avenida com contrastes de azul e verde. Representando um navio, o carro alegórico impressionou pela grandiosidade e riqueza de detalhes.

Foto: Sim Notícias

A rainha de bateria Izabella Azevedo, em uma fantasia com pedrarias em um vibrante tom de rosa, brilhou à frente da Berço do Samba.

Foto: Kias Ramos

As baianas, em conjunto com a Velha Guarda, encantaram o Sambão do Povo ao desfilar com fantasias rendadas em branco e rosa, simbolizando tradição, respeito e a continuidade da história da escola.

Foto: Sim Notícias

No encerramento, a última alegoria tomou a avenida com uma explosão de cores. A ala final, animada e pulsante, vestida em tons de amarelo, azul, vermelho e verde, distribuiu sorrisos e alegria, marcando o fim do desfile com alto astral.

Foto: Sim Notícias

A Imperatriz do Forte, do bairro Forte São João e Romão, encerrou sua apresentação por volta das 5h da manhã deste sábado (7), levando energia, ritmo e beleza ao público e fechando com brilho a primeira noite de desfiles do Carnaval de Vitória.