Fotos da Pega
Caboclo Sete Flechas
Pega no Samba abre o Carnaval de Vitória e leva o ‘rei da mata’ para a avenida
Com 1.400 componentes, a primeira escola a desfilar no Sambão do Povo levou à avenida a história do Caboclo Sete Flechas, conhecido como o guardião das florestas
Escrito por Redação em 06 de fevereiro de 2026
A primeira escola a desfilar no Sambão do Povo nesta sexta-feira (6) foi o Grêmio Recreativo Escola de Samba Pega no Samba, que abriu oficialmente o Carnaval de Vitória 2026, às 22h em ponto.
A escola do bairro Consolação, na capital, levou para a avenida o enredo “Okê Caboclo Sete Flechas – Guardião Ancestral da Natureza”, contando a trajetória da entidade conhecida como o rei da mata, curandeiro e guardião das florestas.
O desfile, com duração de 61 minutos, destacou a ancestralidade indígena, a força da natureza e a importância do equilíbrio entre o ser humano e o meio ambiente.
A comissão de frente apresentou uma coreografia inspirada em indígenas, com figurinos nas cores vermelho e laranja. Já o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira brilhou na avenida com fantasias em tons de azul e dourado.

Muita cor e brilho na avenida
As alas, que representaram a fauna e a flora, desfilaram em tons de azul, rosa, roxo e verde. Os carros alegóricos, ricos em detalhes, marcaram a apresentação e reforçaram a proposta de levar o público a um mergulho nas florestas e na riqueza da natureza, retratada por animais, plantas e elementos naturais. Vestidas de vermelho e azul, cores das araras, as passistas deram um show de simpatia na avenida.

Ao todo, a Pega no Samba levou 1.400 componentes para o desfile, organizados em 20 alas, além de três carros alegóricos e um tripé.
A bateria Locomotiva, comandada pelos mestres Leandrinho e Neném, animou arquibancadas e camarotes. À frente dos ritmistas, a rainha de bateria Ana Pent’z chamou atenção com uma fantasia deslumbrante em vermelho, enquanto o rei de bateria, Alessander Constantino, vestindo um tom de verde vivo, mostrou muito samba no pé.