Esportes

ES reforça protagonismo no basquete em reunião com entidades nacionais

Casagrande e representantes da CBB e Fenaclubes debatem novas parcerias para apoiar o basquete capixaba

WhatsApp Image 2026-02-04 at 18.25.18
Foto: Divulgação/Governo ES

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, se reuniu na manhã desta quarta-feira (04), no Palácio Anchieta, em Vitória, com representantes da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e da Confederação Nacional dos Clubes (Fenaclubes). O encontro teve como foco a avaliação das parcerias realizadas em 2025 e a discussão de novas ações para o desenvolvimento do basquete capixaba em 2026.

Reunião discute parcerias para o basquete em 2026

Ao longo de 2025, o Espírito Santo se consolidou como sede de importantes eventos do basquete nacional. Entre as principais ações, o Estado recebeu a Seleção Brasileira masculina de basquete, que realizou sua preparação para a AmeriCup na cidade de Guarapari. Na ocasião, a equipe disputou um jogo de exibição no ginásio do Sesc, atraindo público e fortalecendo o esporte de alto rendimento.

O Estado também sediou o Campeonato Brasileiro Interclubes Super 15, que reuniu cerca de 60 clubes de diferentes regiões do país. Além disso, recebeu partidas do Campeonato Brasileiro 3×3 Sub-17, nas categorias masculina e feminina, e do Campeonato Brasileiro 5×5 Sub-17 Masculino.

“O Governo do Estado incentiva o esporte, porque acredita nos valores associados a ele. Trabalhamos para que as pessoas tenham qualidade de vida e bem-estar”, afirmou o governador Renato Casagrande.

Participaram da reunião o presidente da Confederação Brasileira de Basquete, Marcelo Souza; o presidente da Confederação Nacional dos Clubes (Fenaclubes) e secretário-geral do Conselho do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Arialdo Boscolo; e o presidente da Federação Capixaba de Basquete (Fecaba), Rogério Machado.

De acordo com Arialdo Boscolo, o Espírito Santo vive um momento diferenciado no cenário esportivo nacional, com políticas públicas que fortalecem o esporte como ferramenta de desenvolvimento social e promoção da saúde.

Também estiveram presentes no encontro o secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Abreu; o vice-presidente do CBC, Edson Garcia; e o gestor do Instituto Viva Vida, Luiz Felipe Azevedo Filho.