Dia a Dia

Depois da curva, Reta da Penha vai ganhar “mergulhão” em 2023

Mergulhão no cruzamento das avenidas Reta da Penha e Rio Branco
Mergulhão no cruzamento das avenidas Reta da Penha e Rio Branco

Mergulhão no cruzamento das avenidas Reta da Penha e Rio Branco

Mais de 10 anos após a polêmica curva criada na Reta da Penha, em Vitória, a avenida vai ganhar uma nova intervenção para melhorar a fluidez do trânsito na Praia do Canto e Santa Lúcia.

A prefeitura da capital anunciou que vai publicar um edital para construir um “mergulhão” no cruzamento entre as avenidas Nossa Senhora da Penha e Rio Branco.

A obra, além de deixar livre a passagem de automóveis no local, vai conectar os trechos da ciclovia da Avenida Rio Branco, o de Santa Lúcia e o da Praia do Canto. O valor do investimento na realização dos anteprojetos é de R$ 220,6 mil.

O secretário de Obras de Vitória, Gustavo Perin, informou que a previsão do início das obras, caso o cronograma seja seguido, é início do primeiro semestre. “Essa é uma primeira etapa. Vamos esperar os estudos e se tudo correr direitinho vamos dar início à obra”, explicou.

Segundo Perin, a construção do mergulhão chegou a ser cogitada há algum tempo na época em que existia a intenção de criar um corredor exclusivo para ônibus, o BRT.

“Esse cruzamento é um dos gargalos do trânsito na região. Com os projetos, vamos ter nossos indicadores de viabilidade, a contagem de carros que circulam por ali, quantidade de faixas. Esses detalhes é que serão observados para sua viabilidade”, disse.

Polêmica
Em 2011, os capixabas tiveram que conviver com uma polêmica criada na Reta da Penha. Um trecho da pista, em frente à atual sede da Petrobras, ganhou um recuo, ou seja, uma curva, para facilitar o acesso à entrada da empresa.