Segurança

Policiais que agrediram mulher em Guarapari são afastados

Os policiais militares que aparecem em um vídeo agredindo uma mulher com socos e tapas, no município de Guarapari, foram afastados. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo (Sesp) na tarde desta quarta-feira (29).

Na manhã de hoje, o tenente-coronal Marques disse que a corregedoria  já abriu um inquérito para apurar os fatos, mas que os policias não haviam sido afastados. Entretanto após o pronunciamento, a Sesp, em nota, confirmou o afastamento dos policiais.

Ainda de acordo com Marques, todas as testemunhas serão ouvidas e em torno de 40 a 60 dias sairá o resultado da apuração.

“Os elementos do vídeo, a ocorrência e os primeiros relatos são reunidos em um documento remetido a um oficial da polícia que vai convocar todos os policias e testemunhas para analisar as circunstancias. Esse registro é previsto no código de processo penal militar”, contou.

Em relação a atitude dos policias ao atender a ocorrência de uma mulher em surto, ele comentou que os profissionais de segurança públicas são treinados em defesa pessoal e uso expressivo da força. Porém, ao atuar em um atendimento, a forma de agir é de responsabilidade do do policial atuante.

“Inicialmente, o atendimento era do SAMU, e os desdobramentos foram esses. É por isso que tudo será analisado e o oficial responsável vai analisar e se amparar na técnica e disciplina de defesa pessoal que deveria ser empregada”