Segurança
Falso médico é preso durante operação da Policia Federal em São Mateus
Escrito por Rodrigo em 18 de agosto de 2021
Na operação de combate a prática ilegal de medicina, realizada entre as unidades da Polícia Federal do Espírito Santo, da Bahia e do Amazonas um médico de São Mateus foi preso. Ele também é acusado de praticar a falsificação de diplomas universitários em diferentes estados brasileiros.
De acordo com o policia, o alvo de mandado de prisão na cidade do sul do Estado, havia se matriculado em uma faculdade de medicina na Bolívia e após seis meses, pediu transferência para uma unidade de ensino superior no Brasil. Ao chegar aqui, ele então adulterou os registros para constar quatro anos de estudo e conclui os últimos dois anos de curso.
No Espírito Santo, ele foi contratado por diversas prefeituras do norte capixaba e também pelo governo do Estado. Em três anos de salário, ele acumulou aproximadamente R$ 850.000,00.
As investigações apontam que ele começou a recrutar estudantes e repetia o processo. O falso médico, enviava os alunos para estudarem por seis meses no estrangeiro e ao retornarem, a documentação era falsificada Pelos serviços, era cobrado entre 20 e 40 mil reais.
Operação Nacional
Na cidade de Jitaúna, no estado da Bahia, cinco falsos médicos foram descobertos trabalhando no hospital municipal e fugiram para outras cidades do Espírito Santo e Amazonas. Nesta quarta-feira (18) foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e um mandado de busca.
Os falsos médicos responderão por uso de documento falso, exercício ilegal da medicina, peculato e associação criminosa.