Segurança
Rio Bananal: Polícia Ambiental apreende 47 coleiros em torneio clandestino
Escrito por Redação em 27 de outubro de 2020

Policiais militares da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental apreenderam um total de 47 coleiros (pássaros silvestres) em um torneio de canto clandestino. A ação aconteceu neste domingo (25) no ginásio poliesportivo de Rio Bananal.
Segundo a Polícia Ambiental, a ação ocorreu após o atendimento de denúncia anônima sobre encontros clandestinos no ginásio para venda ilegal de aves silvestres. Ao chegar no local, os militares constataram a realização de um torneio de canto de pássaros (coleiros), com estacas para exposição dos animais e presença de troféus para premiação dos vencedores e participantes.

O evento não possuía autorização do órgão ambiental competente para a realização, estando em desacordo com o Art. 32 e seguintes, da Instrução Normativa Iema nº 006, de 03 de agosto de 2017.
A fiscalização resultou na apreensão de um total de 47 Coleiros que se encontravam em gaiolas de madeira, situadas no interior do ginásio, bem como no entorno (dentro de veículos). Todo o material apreendido foi conduzido ao viveiro da sede da 2ª CIA/BPMA, para posterior envio ao Cereias – Centro de Reintrodução de Animais Silvestres, em Aracruz, onde passarão por tratamento e posteriormente serão devolvidos à natureza.
Fonte: Polícia Militar