Segurança
Polícia e EDP flagram furto de energia em casa alto padrão
Escrito por Redação em 16 de janeiro de 2026
Um homem de 50 anos foi autuado em flagrante por suspeita de furto de energia elétrica em uma residência de alto padrão localizada no bairro Três Barras, em Linhares, no norte do Espírito Santo.
A irregularidade foi constatada durante uma ação conjunta da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) com técnicos da EDP. A fiscalização contou com a presença do proprietário do imóvel.
Durante a perícia, foram identificadas irregularidades na tampa da caixa do medidor, que estava sem o lacre de segurança. Além disso, os técnicos constataram a ausência de corrente elétrica no equipamento, o que impedia o registro correto do consumo de energia.
De acordo com a PCES, o responsável pelo imóvel foi conduzido à delegacia e autuado em flagrante pelo crime de estelionato qualificado contra a administração pública. Em seguida, ele foi encaminhado ao sistema prisional.
Ainda durante a ação, a equipe da EDP realizou a substituição do medidor, regularizando a instalação elétrica da residência.
A Polícia Civil informou que será instaurado inquérito criminal para apurar o caso. Além disso, o autuado deverá ressarcir a EDP pelos valores de energia não faturados, conforme previsto na Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), bem como arcar com os custos administrativos da distribuidora.