Segurança

Conselho Regional de Medicina do ES investigará suspeita de vazamento de informações de menina de 10 anos

O Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES) revelou que vai investigar a suspeita de vazamento de informações médicas sigilosas da menina de 10 anos, vítima de estupro pelo tio, no norte do estado. As notícias relativas ao vazamento de informações médicas sigilosas são de extrema gravidade e compete ao Conselho apurar se houve envolvimento médico.

A denúncia foi feita por uma deputada de São Paulo ao Conselho Federal de Medicina (CFM), que encaminhou para o CRM-ES, já que a apuração deve ser feita pelo regional do estado onde o fato denunciado ocorreu. O pedido formal que chegou ontem (20/08) ao Conselho solicitando avaliação do atendimento médico à menor, realizado no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam).

“O CRM-ES, por meio do seu Tribunal de Ética, irá apurar os fatos em questão, o que ocorre em sigilo. Todos os trâmites da investigação serão realizados no menor prazo possível.”

 

Relembre o caso

A menina de 10 anos, estuprada pelo tio desde os 6 anos de idade em São Mateus, norte do Espírito Santo, passou por um procedimento na noite deste domingo (16) para retirar o feto no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros, no Recife (PE). A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco.

O procedimento foi autorizado pela Justiça do Espírito Santo e realizado em Pernambuco, consiste na injeção de medicamentos para levar o feto a óbito. Após esse processo, realizado na noite deste domingo (16), foi feito o procedimento de expulsão do feto, também a base de medicamentos.

Mesmo com a autorização judicial, tendo sido vítima estupro e ter apenas 10 anos, o Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), em Vitória, no Espírito Santo, negou o direito ao aborto. A criança precisou ser levada para Recife para ter a gravidez interrompida.

A gravidez foi descoberta há pouco mais de uma semana, após a menina passar mal e ser levada ao hospital Roberto Silvares, em São Mateus. O tio, suspeito de cometer o estupro, foi detido na madrugada da última terça-feira (18), na região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

 

Confira outras informações

 

Direto da redação 

Rede SIM