Grande Vitória
Animais são resgatados de maus-tratos na Praia da Costa
Escrito por Redação em 31 de outubro de 2025
Uma operação do Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA) da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) resgatou, nesta sexta-feira (31), animais que viviam em condições insalubres em um apartamento na Praia da Costa, em Vila Velha.
A ação contou com o apoio da Guarda Municipal e da Secretaria de Meio Ambiente da cidade. Segundo a Polícia Civil, o imóvel vinha sendo monitorado há alguns dias após o recebimento de denúncias de maus-tratos. Diante da confirmação da situação, as equipes entraram no local com autorização do síndico e do proprietário do apartamento, que era alugado pelos investigados.
Durante a vistoria, os agentes encontraram condições degradantes, caracterizando maus-tratos a animais, conforme o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) e o artigo 164 do Código Penal.
“Foram resgatados três cães, dois gatos e um coelho, todos encontrados em ambiente com acúmulo de fezes e urina, falta de água potável e alimento adequado. Os animais apresentavam sinais de negligência, como pelos embolados, odor forte, perda de pelagem e sujeira corporal. O coelho, em especial, estava confinado em espaço tomado por fezes, sem condições mínimas de bem-estar”, relatou o delegado Leandro Piquet, responsável pelo Núcleo de Proteção Animal da DEPMA.
Os policiais também constataram a ausência de ração apropriada para os gatos, sendo a única alimentação disponível destinada a cães e, e ainda assim, de difícil acesso.
Todos os animais foram resgatados e encaminhados para atendimento veterinário emergencial, sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha. Eles passarão por avaliação clínica, vacinação e tratamento.
As investigações continuam para identificar e responsabilizar os tutores pelos crimes de maus-tratos.