Segurança
Operação prende no ES grupo comandado por detento no RJ
Escrito por Redação em 11 de junho de 2025
Uma operação da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) prendeu, na madrugada desta quarta-feira (11), oito pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas na região do bairro Santa Cecília, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado.
De acordo com a corporação, a investigação revelou que o esquema criminoso era comandado de dentro de um presídio no Rio de Janeiro. O líder, um detento com passagens por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e homicídio, estava coordenando toda a operação à distância.
Segundo o delegado Felipe Vivas, titular da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) e da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cachoeiro, as prisões são resultado de uma investigação iniciada em outubro de 2024. O trabalho começou após a prisão em flagrante de um homem de 36 anos e uma mulher de 27, com 10 quilos de maconha e 400 gramas de haxixe. A análise do celular da mulher, autorizada judicialmente, revelou a estrutura e o funcionamento de uma organização criminosa.
“As mensagens extraídas do aparelho indicaram que a mulher presa atuava como gerente do tráfico no bairro, recebendo ordens diretas do detento, que mesmo recolhido em um presídio, coordenava a logística do esquema criminoso. Ele definia escalas de plantão, controlava o abastecimento dos pontos de venda, realizava pagamentos e monitorava a contabilidade do grupo. O detento tem diversos registros por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e homicídios no Espírito Santo”, explicou Vivas.
O líder do esquema está atualmente recolhido no presídio de Itaperuna (RJ), onde foi transferido após solicitar aproximação da família.
A investigação também identificou outros membros da organização, com funções como logística, armazenamento e preparo de entorpecentes, além da venda direta e vigilância dos pontos de comercialização.
Ao todo, foram presas cinco mulheres – de 27, 29, 27, 38 e 51 anos – e três homens, com idades de 19, 22 e 29 anos. Alguns dos detidos já possuem antecedentes criminais. Todos foram encaminhados ao sistema prisional.